Vale e OCB/PA assinam termo de cooperação

 

 

O crescimento permanente e autossustentável das cooperativas é o ideal que o setor busca através de parcerias sólidas. Aliando a expertise do Sistema OCB/PA com a força representativa da Vale, as entidades oficializaram termo de cooperação técnica para execução de ações conjuntas em prol das singulares paraenses em reunião ocorrida na última segunda (19). Serão beneficiados os municípios pertencentes à área de atuação da empresa com projetos de qualificação das gestões, cooperados e colaboradores.

 

 

A VALE é uma das maiores mineradoras do mundo, líder em produção de minério de ferro, pelotas e níquel. Também possui importantes operações nas áreas de Logística, Energia e Siderurgia. Um dos compromissos da empresa é transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável com atuação socioambiental, apoiando ações e projetos de promoção socioeconômica nas comunidades dos territórios onde atua. Já o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA), é uma instituição que promove a autogestão e difunde a cultura cooperativista no Estado, executando ações em três eixos: monitoramento, formação profissional e promoção social.

 

 

Dentro do previsto no termo de cooperação, as entidades disponibilizarão suas infraestruturas técnica e operacional, bem como os recursos próprios necessários, nos moldes previstos em seus dispositivos legais e nos Planos de Trabalho específicos para a realização das ações definidas de comum acordo. A atribuição do Sistema OCB/PA é exercer a coordenação, supervisão e fiscalização da execução do termo, difundir metodologias do ensino e qualificação do cooperativismo, fornecer materiais necessários ao cumprimento do termo, utilizar os recursos conforme disposto no acordo e prestar contas da utilização destes.

 

 

“As nossas cooperativas já vêm sendo beneficiadas com ações da VALE há alguns anos, especialmente na região sudeste do Pará. Apesar disso, não havia uma integração entre as entidades. Agora, nossos esforços estarão canalizados de forma conjunta para potencializarmos o que cada parte já realizava isoladamente, ampliando as oportunidades de melhoria ao cooperativismo”, afirmou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

 

Já as atribuições da Vale serão o apoio ao Sistema OCB/PA na execução dos programas e projetos, o estímulo à participação dos interessados nas capacitações oferecidas, fornecimento de local adequado e equipado quando necessário para realização de ações previstas nos planos de trabalho e efetivação de recursos conforme estabelecido no Plano de Trabalho. Os municípios a serem contemplados serão Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu.

 

 

“Para a VALE, a parceria será fundamental, pois traz os instrumentos que precisávamos. Temos um time generalista que conhece o cooperativismo e tem o relacionamento com a comunidade, mas a OCB/PA traz todo o instrumento específico para se profissionalizar o setor. Por isso, o termo de cooperação vem no momento certo. As cooperativas podem contar com a Vale para desenvolver esse trabalho de forma conjunta e organizada, utilizando o tamanho e a importância que temos para a economia com o objetivo de conectar as instituições necessárias para todos trabalharem por mais educação, saúde e menos vulnerabilidade”, afirmou o gerente executivo de sustentabilidade, João Neto.

 

 

 

Após a oficialização do termo de parceria, VALE e Sistema OCB/PA elaborarão um plano de trabalho com ações específicas no prazo de até 15 dias. Uma das primeiras iniciativas será o levantamento de um Diagnóstico do Cooperativismo do Sudeste Paraense, para se ter dados consistentes acerca do panorama do setor, a expressão e representatividade das cooperativas. A partir de então, outras programações serão desenvolvidas na região de forma mais assertiva.

 

“A Vale tem demonstrado o seu diferencial como empresa consciente de mundo, preocupada não apenas com o lucro, mas com o desenvolvimento integrado de toda a comunidade envolvida, olhando ao lado, para o meio ambiente, fomentando o capital social, humano e natural. Tenho certeza que será uma parceria de muito sucesso para que as famílias e pequenos produtores rurais consigam ter uma qualidade de vida melhor, renda e gerar trabalho. Esse é o grande desafio que temos em conjunto, para alavancar esse processo. É uma oportunidade histórica a promover o cooperativismo”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.