Dia C beneficiará residencial popular de Santarém

 

As cooperativas santarenas estão preparando um dia inteiro de solidariedade, voluntariado e cidadania para os moradores do residencial Salvação. Serão disponibilizados diversos serviços gratuitos em alusão à campanha Dia de Cooperar como emissão de documentos, atendimentos médicos, ações de cultura, esporte e lazer. O evento, que já está na sua quinta edição em Santarém, ocorre no próximo sábado (30).

 

Protagonizam o evento as cooperativas Sicredi MT/PA, Unimed Oeste, Sóstenes de Barro, COOPRUSAN, COOPATA, Catarina Húber, COOPAFS e COOTRASAN. Na área de cidadania, serão emitidas carteiras de trabalho, identidade, primeira e segunda via de certidão de nascimento através da parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER). O Governo do Estado também prestará serviços de saúde com a aplicação de vacinas. A Uniodonto Belém disponibilizará 200 kits de higiene bucal e o Instituto Bom Samaritano fará orientação odontológica, escovação, serviços de beleza e corte de cabelo.

 

A Unimed Oeste levará quatro especialidades médicas: clinico geral, cardiologista e urologista. Outra ação da cooperativa será o Programa “Mude um Hábito”, através do qual se fará orientações para mudanças, visando a prática de atividade físicas e reeducação alimentar. O programa é executado por uma equipe formada por enfermeiro, nutricionista e educador físico. Faz-se verificação de pressão arterial, IMC e teste de glicemia.

 

“A campanha é uma iniciativa do Sistema OCB/PA que estimula as cooperativas a realizarem ações voltadas ao beneficiamento da comunidade. São as próprias cooperativas que estão organizando os serviços, buscando parceiros estratégicos, voluntários e infraestrutura”, explica o coordenador estadual do Dia C, Diego Andrade.

 

Na área de educação, a cooperativa Sóstenes de Barros fará a estruturação de uma horta vertical nas paredes de casas, fornecendo sementes e orientação junto a representante da Emater e da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (COOPAFS). Já o Sicredi MT/PA apoiará com a compra dos vasos para as hortas. A COOPATA fará a doação de peixes e a COOPRUSAN de sucos para a alimentação dos voluntários, além de disponibilizarem voluntários para ajudar no dia da ação.

 

 

O Residencial

As moradias do Residencial Salvação foram construídas para atender pessoas de baixa renda e com as mais diferentes condições. Entre os contemplados, estiveram pessoas em situação de rua, moradores de áreas de invasão e de alta vulnerabilidade social. São 3081 residências, abrangendo mais de 12 mil pessoas. O objetivo é beneficiar pelo menos 1,5 mil pessoas no Dia C.

 

“Por quatro anos, realizávamos a ação no Colégio Batista de Santarém, mas as cooperativas perceberam a necessidade de levar os serviços a quem precisa de modo mais assertivo. Conseguimos o espaço anexo de uma escola municipal dentro do residencial. Nosso objetivo é auxiliar as comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas, fazendo com que a população reconheça o cooperativismo como a melhor alternativa de desenvolvimento socioeconômico”, afirmou o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA), Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.