CEAC realiza a primeira edição do Dia C em Castanhal

 

 

O cooperativismo está unindo professores e alunos do primeiro ao quinto ano em prol da comunidade castanhalense, que recebe pela primeira vez a campanha Dia de Cooperar. A Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) promove no próximo sábado (30) serviços gratuitos de saúde, cultura, esporte e lazer. Uma das instituições beneficiadas será a Associação de Apoio aos Pacientes de Oncologia de Castanhal (Apoc). Também haverá apresentações culturais das escolas e desfile de miss. A programação inicia a partir das 08h, no Clube AABB.

 

Na área de saúde, haverá um clínico geral para atender a população. A Ótica Diniz também terá uma equipe médica para consultas oftalmológicas, assim como a CoifeOdonto, que fará orientação sobre higiene bucal e atividades sociais, sorteios e brincadeiras com as crianças. Já a Cooperativa de Trabalho de Farmacêuticos Independentes (COOFARMI) fará verificação de pressão arterial, glicose e demais serviços de farmácia.

 

Na área de beleza, o Instituto Edson Reis fará corte de cabelo masculino e feminino, além de finalizações como chapinha. Também haverá manicures independentes, equipe da AVON para aplicação de maquiagem e fisioterapeutas para massagens.  Na área de cidadania, o SEBRAE/PA ministrará palestras sobre pequenos empreendedores e o SICOOB Cooesa tratará sobre educação financeira.

 

Ao longo do mês, os alunos fizeram uma mobilização dentro da escola para arrecadar materiais de higiene, limpeza pessoal, roupas e alimentos não perecíveis a serem destinados à APOC. A Associação atende pacientes com câncer de Castanhal e região. Além de abrir portas de hospitais e consultórios desde 2002, também mobiliza a sociedade no amparo aos doentes e seus dependentes, com apoio logístico, material e afetivo. A APOC dá assistência a pacientes não só de Castanhal, mas de toda região, chegando a atender pacientes de outros Estados.

 

“Como nossa cooperativa está dividida em núcleos, cada um fez a arrecadação e a entrega será realizada no sábado. Na ocasião, também se fará um brechó com as roupas arrecadadas e o dinheiro da venda será revestido em gêneros alimentícios, já que a APOC não recebe recurso financeiro. Com o valor, completaremos os itens que faltarem nas cestas.  Desde já agradecemos as crianças e as famílias que se engajaram desde o início”, explicou a presidente da Cooperativa, Kátia Cilene.

 

Na abertura do evento, os alunos farão a entrada das bandeiras e uma paródia sobre o cooperativismo. Após a cerimônia, começarão os serviços sociais simultaneamente. Cada núcleo da escola terá uma apresentação cultural, aproveitando o tema do mês que é a festa junina com quadrilhas, danças regionais e apresentação de misses.

 

 

 

O DIA C

A campanha Dia de Cooperar é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), que promove ações sociais em todos os Estados brasileiros através de suas cooperativas. No Pará, os municípios de Santarém e Tomé-Açu também receberão ações no sábado (30). Na semana seguinte, será a vez de Paragominas. Em apenas nove anos, o Dia C já conta com a adesão de mais de 1,5 mil cooperativas, que abraçaram essa ideia e transformaram a vida de mais de dois milhões de pessoas. E isso só é possível por meio do trabalho engajado de cerca de 120 mil voluntários, em 1.081 municípios.

 

“Estamos muito felizes em promover o primeiro Dia C no nosso município. Fazemos parte da rede cooperativista e não poderíamos ficar de fora desse evento, disseminando o cooperativismo que ainda é desconhecido por muitas pessoas. É um meio de divulgarmos o nosso trabalho e o cooperativismo que ainda é desconhecido por muitas pessoas, mas é o grande diferencial da nossa escola. Além do mais, a preocupação com a comunidade em que estamos inseridos é uma das nossas responsabilidades”, completa Kátia.

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.