Dia C beneficiou 10mil paragominenses

 

Amor, fé e lealdade são os princípios destacados no refrão do contagiante hino oficial de Paragominas. Entretanto, se a professora Marisa Fernandes o tivesse escrito a partir de 2015, é certo que o voluntariado completaria a bela letra da canção. O Dia de Cooperar há quatro anos revela o quanto a preocupação com o próximo é uma realidade no município. No domingo (08), estima-se que cerca de 10 mil pessoas foram beneficiadas pela celebração da campanha. Participaram da abertura oficial as cooperativas realizadoras da ação, SICREDI Verde, COOPERNORTE, COOMPAG e COOBER, assim como a Prefeitura Municipal e a presidência do Sistema OCB/PA, que apoiam o evento.

 

Chegar às 03h da madrugada no Parque Ambiental foi um esforço que para Kayllane Souza, a primeira beneficiada do Dia C Paragominas, valerá muito a pena. Aos 17 anos, a estudante tirou a primeira via da carteira de identidade.  "Já estou trabalhando, mas de maneira informal. Estou procurando um emprego de carteira assinada que me proporcione condições melhores e, sem a minha identidade, não conseguiria. Ela representa a esperança de um futuro melhor. Por isso, estou muito feliz com o atendimento".

 

 

 

Além do RG, o Dia da Família no Parque ofertou emissão da 2ª via de certidão de nascimento e casamento, orientações diversas acerca de projetos sociais, corte de cabelo e serviços de estética em geral. Na área médica, foram realizados cerca de 5mil atendimentos com a Feira de Vida e Saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia, consultas, vacinação, testes rápidos de HIV e Sífilis. Esporte e Lazer também estiveram na programação, com a trilha do ciclismo, circuitos esportivos, pula-pula, contação de histórias e espaço para leitura.

 

A combinação de natureza e serenidade foi o ambiente perfeito para a participação das famílias do município. "Hoje é um dia muito especial para todos nós. Lembro desde a primeira edição que realizamos, já no final do evento, do sorriso de satisfação no rosto das famílias e esse é o gás que nos move. É importante ressaltar a parceria das demais cooperativas. É uma programação de todas elas", afirmou o presidente da Sicredi Verde, Cláudio Reis.

 

 

 

Cláudio reitera que o lema do Sicredi, "Gente que coopera cresce", sintetiza bem o que foi organizar a campanha Dia C no município. A cooperativa se uniu à COOPERNORTE para promover diversos serviços à comunidade, com a parceria da COOBER e COOMPAG. No total, foram mais de 50 parceiros e cerca de 600 voluntários que contribuíram para o sucesso da campanha.

 

"Pará nós, da COOPERNORTE, foi uma honra poder contribuir de maneira mais efetiva, gerando maior sustentabilidade a um evento tão importante para a população paragominense. Cooperativismo é isso. Quanto mais pessoas trabalhando por um mesmo objetivo, melhor será o resultado. Tenho certeza que a tendência é ampliarmos a expressividade do Dia C", explicou o vice-presidente da COOPERNORTE, José Carlos Capelari.

 

O Dia C é uma campanha da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que estimula as cooperativas a desenvolverem ações de responsabilidade social que contribuam com a realidade das comunidades. Todas iniciativas do movimento Dia C estão alinhadas aos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

 

Em Paragominas, o primeiro Dia C foi realizado em 2015, como iniciativa do Sistema OCB/PA, reunindo 6 mil pessoas. Em 2016, a Cooperativa de Crédito Sicredi Verde Pará inovou, realizando a campanha dentro do Parque Ambiental e dando um novo formato à iniciativa. Nasceu assim o “Dia da Família no Parque”, no intuito de reunir as famílias paragominenses em um dia inteiro de serviços. Em 2017, mais de 15 mil pessoas passaram pelo local.

 

A data foi escolhida pela proximidade ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado sempre no primeiro sábado de julho. "Depois de ter passado por Tomé-Açu, Santarém e Castanhal, finalizamos as celebrações do Dia de Cooperar de modo muito especial, na capital do voluntariado. Os paragominenses levam esse trabalho a sério, engajando-se com a causa do cooperativismo. É evidente que continuaremos apoiando as cooperativas da região para que o Dia C cresça, ampliando o número de parceiros, de voluntários e de atendimentos. A cooperação move o mundo e, como diz o slogan do Dia C, quem proporciona isso são as pequenas atitudes”, comentou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

 

 

 

Veja o álbum completo do Dia C 2018:

https://www.facebook.com/sistemaocbsescooppa

 

Fotos: Melquisede Souza

 

 

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.