OCB-PA participa do 4º Seminário das Províncias Metalogenéticas Brasileiras no MT

 

Com o objetivo de aperfeiçoar e verificar o que há de melhor no Ramo Mineral, o Conselheiro representante do Ramo Mineral da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB-PA), Amaro Rosa, está em Peixoto de Azevedo (MT) para participar do 4º Seminário das Províncias Metalogenéticas Brasileiras e do 1º Fórum das Cooperativas do Ramo Mineral. A programação iniciou nesta quinta-feira (19) e segue até o dia 21.

No 4º Seminário das Províncias Metalogenéticas, serão discutidos assuntos sobre a geologia regional, tectônica, mineralizações, processos e gênese dos depósitos de ouro e metais-base, seus avanços, desafios e sugestões de trabalhos futuros. Foram 19 palestras técnicas, uma saída de campo para conhecer testemunhos de sondagens de alguns projetos em execução por empresas de mineração. O município de Peixoto de Azevedo alcançou a produção de ouro de origem legal de 5,4 toneladas em 2016 (fonte STN), representando mais de 60% da produção de ouro de origem garimpeira do Estado de Mato Grosso.

Já no 1º Fórum das Cooperativas do Ramo Mineral, organizado pela OCB-MT, serão debatidos temas como autorização do titular do direito mineral para comercialização e a participação das cooperativas nos leilões de área,  criação das reservas garimpeiras, apresentação das demandas das cooperativas do ramo mineral e atuação da OCB Nacional e do Serviço Geológico do Brasil.

Visitaram um antigo garimpo para criação de pirarucu, que representa um dos maiores criadouros da espécie no Mato Grosso voltado para o mercado local, Cuiabá e Goiânia e outro garimpo que mantém a extração e ao mesmo tempo já recupera a mata ciliar. “Precisamos aprender todos os dias um pouquinho. Aqui pudemos ver desde os aspectos técnicos de como encontrar o ouro a questões de legislação. Isso é muito importante. Também pudemos perceber outras formas de recuperar áreas em que a mineração já não ocorre mais, como à piscicultura. Acredito que é uma excelente experiência para se ter em mente no nosso Estado”, afirma Amaro Rosa.

Também participam da comitiva paraense Bruno Rolin, secretário de Meio Ambiente de Itaitupa; Jubau Cabral, geólogo; Saint-Clair Medeiros e Mônica Paracampos, ambos engenheira de minas, de Novo Progresso e de Altamira - respectivamente; Misse Rúbia, secretaria da Coogamibra, de Castelo dos Sonhos; Ricardo Stanguerlin, advogado, de Novo Progresso; Fábio Vicente, garimpeiro, de Novo Progresso.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.