PARAGOSOL: Produtores de energia terão desconto em contribuição pública

 

Paragominas poderá ser o primeiro município brasileiro a conferir desconto na Contribuição de Iluminação Pública (CIP) aos consumidores que tiverem Geração Distribuída (GD) em suas unidades. A entrega do Projeto de Lei será feita durante o Seminário PARAGOSOL, que ocorre nesta terça (07) no município. O objetivo é estimular o crescimento da produção de energia renovável na região, que já é uma das grandes responsáveis pelo avanço do setor no país de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O evento, organizado pela Prefeitura com apoio da COOBER e Sistema OCB/PA, ainda terá outras programações de esclarecimento acerca do assunto.

 

Durante a Programação, será feita a assinatura do termo de cooperação referente ao programa multilateral que leva o nome do evento, PARAGOSOL. O acordo é uma iniciativa das entidades envolvidas para ampliar a geração de energia. A Prefeitura Municipal se compromete a propor legislações favoráveis ao uso de energia solar FVe a continuar utilizando essa matriz em suas unidades consumidoras de energia; A Câmara dos Vereadores de Paragominas apoiará as leis relativas ao setor e implantará um sistema de geração de energia solar em sua sede.

 

“Em março, no 2º Seminário de Energias Renováveis, a COOBER sugeriu ao prefeito de Paragominas a redução da cobrança CIP para quem produzisse sua própria energia através dessas novas modalidades. A solicitação foi acatada e teremos uma ação pioneira de incentivo à sustentabilidade energética justamente onde nasceu o cooperativismo de energia renovável no Brasil”, afirmou o presidente da COOBER, Raphael Vale.

 

Já o Sistema OCB/PA fará a difusão do cooperativismo como uma possibilidade viável de produção de energia solar; O SEBRAE/PA organizará, divulgará e possibilitará a realização de treinamentos; A ABSOLAR apoiará na disponibilização de materiais e/ ou profissionais para difundir e desmistificar o uso dessa matriz energética Sustentável, assim como a COOBER através de seu próprio exemplo, sendo a primeira cooperativa de energia renovável do Brasil.

 

Ainda na programação, está prevista a apresentação do Diagnostico energético das MPES de Paragominas, as palestras “Conta de energia às claras” (Conselho de Consumidores da CELPA), “Como os pequenos negócios podem reduzir custos no consumo de energia” (SEBRAE/PA) e “Soluções de crédito para energia fotovoltaica” (SICREDI).

 

“É uma ótima oportunidade para a população ampliar seu conhecimento sobre a tendência energética. Não se trata mais de algo distante. Estamos vivendo essa revolução sustentável e não temos como voltar a priorizar práticas que ainda hoje contribuem para degradação do meio ambiente. Precisamos olhar para frente”, enfatiza o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.