Cooperativas participam de Congresso de Mineração em São Félix do Xingu

 

 

O setor mineral corresponde a 16,7% do PIB Industrial do Brasil, chegando a um faturamento de US$ 32 bilhões em 2017. No Pará, representa 20% do PIB, números que comprovam o tema do 2º Congresso Regional de Mineração do Alto Xingu (COMAX): “Mineração desenvolvendo uma nação”. Na última sexta (10), a Prefeitura de São Félix do Xingu promoveu o Congresso com o objetivo de aprofundar discussões sobre temas específicos. Participaram entidades envolvidas no setor mineral, cooperativas, mineradoras, garimpeiros e ONGS.

 

 

A finalidade é atender diretrizes do Programa de município emblemático, apresentado tendências e soluções para legalidade da atividade mineral, compartilhando estudos para construção de uma agenda positiva e plano de ações voltadas ao setor mineral, bem como busca de parcerias para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico do segmento.

 

“São Felix do Xingu é um dos maiores agregadores de valores da atividade mineral em nossa região, contudo entendemos a necessidade de equilíbrio socioeconômico e ambiental. Contudo estamos dispostos a unir esforços para discutir ações e políticas publicas efetivas para desenvolvimento do ramo mineral” afirmou a prefeita municipal Minervina Maria de Barros Silva.

 

 

“Ao lado do agronegócio, a mineração tem sido um dos nossos grandes sustentáculos econômicos mantenedores da economia. Socializar e incrementar a pequena e média mineração é uma medida estratégica para o fortalecimento socioeconômico, gerando emprego e renda para nossa região”, afirmou o Secretário Executivo de Meio Ambiente e Mineração, Décio da Costa Matos.

 

Apoiam o evento a ANM, SEDEME, SEMMA, CPRM, ANORO, ABRAMP, IDERFLOR-BIO, IBAMA, MPE, SEDEN-TO, FECOOGAT e COOGAVEP. O Sistema OCB/PA participou através do representante do Ramo Mineral, Amaro Rosa. 

 

“Apesar dos números expressivos da mineração, precisamos potencializar o setor para um crescimento que inclua todos os garimpeiros, inclusive no formato cooperativo. De acordo com o diagnóstico do cooperativismo paraense, temos 22.228 cooperados no Estado e destes, mais de 90% estão inativos. Precisamos de políticas de incentivos fiscais que estimulem a inclusão social e a geração de trabalho e renda em projetos sustentáveis de cooperativas minerais. O caminho é a organização produtiva, governança e formação profissional”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.