IFPA promoverá curso Internacional de Turismo Cooperativo

 

 

Com cerca de 1,2 milhão de hectares de florestas preservadas e paisagens naturais inigualáveis, Parauapebas busca aliar ao seu título de “Capital do Minério” o de “Capital do Ecoturismo”. As entidades envolvidas com o setor no município participaram, na última quarta (15), de Programação organizada pela Prefeitura Municipal, COOPERTURE, ICMBio e Sistema OCB/PA. Discutiu-se sobre as potencialidades da região. Um dos resultados foi o compromisso verbal para a execução do curso Internacional de Turismo Cooperativo a ser ministrado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal e Universidade de Alicante (Espanha).

 

O anúncio do curso foi feito no fechamento de palestra realizada pelo professor doutor Daniel Lopez, de Alicante, que tratou sobre o potencial que a região possui. Antes da palestra, o professor teve a oportunidade de conhecer algumas das rotas realizadas pela COOPERTURE. Na rota Carajás, os turistas conhecem a mina de ferro desde o marco zero, onde o primeiro geólogo descobriu a riqueza mineral do espaço. Também é possível ver a movimentação da mina de ferro dentro do parque nacional e suas belezas, como as lagoas, cachoeiras, tobogãs naturais e o parque zoobotânico.

 

Rota das Águas, Rota Carajás, Rota Indígena e Rota do Búfalo são algumas das opções já trabalhadas aos visitantes. É o maior parque de cavernas em rocha ferríferas do Brasil, algumas com vestígios dos primeiros habitantes da Amazônia. Há centenas de cachoeiras, lagoas e trilhas. É referência em observação de animais com 594 espécies de aves, 149 de mamíferos, 68 de anfíbios e 131 répteis, sendo a região florestada mais importante do sul e sudeste com savana metalófila e áreas de canga.

 

Daniel alertou para a necessidade da implantação de um turismo mais responsável. Para tal, deve-se valorizar as áreas rurais visando o fortalecimento da agricultura familiar. “Não tínhamos esse pensamento. Serviu como uma espécie de divisão de aguas no turismo em Parauapebas, já que nosso olhar está voltado para o minério, a extração de ferro, a pujança do parque nacional de Carajás. Agora, verificamos a possibilidade de um turismo voltado para o desenvolvimento da região agropecuária”, afirmou a cooperada da Cooperture e conselheira do Sistema OCB/PA, Áldina Chaves.

 

 

A palestra ocorreu no plenário da câmara municipal, reunindo os parceiros responsáveis e instituições convidadas como analistas de relações com a Comunidade da Vale, representantes do setor hoteleiro, Conselho Municipal de Turismo, Clube Recreativo Primavera do Amanhã, Instituto Estrelas do Futuro, Fundação Bom Samaritano, Projeto Esperança e diversas Secretarias municipais, com destaque para o Departamento Municipal de Turismo que atuou diretamente na realização do evento. Também prestigiaram alunos e professores de Instituições de Ensino Superior, assim como diversas cooperativas locais, entre elas a Cooperativa de crédito SICREDI-PA/MT, Mulheres de Barro, Coopervale, Coopavel e Cooperativa de Catadores Amigos do Meio Ambiente.

 

Curso Internacional

 

Na oportunidade, o representante da Câmara Municipal, vereador Zacarias Assunção, o professor do IFPA, Adebaro Reis e o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, firmaram o compromisso verbal para dar continuidade ao processo de estruturação da matriz econômica turística.  Até o final de agosto, o IFPA fará a formalização do Curso Internacional em Turismo Cooperativo e Desenvolvimento Rural, uma qualificação inédita que terá uma semana de extensão com professores da universidade de Alicante.

 

“Tivemos um evento excelente, e, com parcerias, obteremos resultados ainda mais positivos. A proposta de continuidade foi aceita pelo vereador, que se comprometeu a direcionar emenda para custear as despesas do curso. O Instituto fará o envio da demanda à câmara municipal de modo a inclui-la na proposta orçamentária de 2019, agendada para votação em plenário no mês de Outubro. Traremos profissionais da área e das cooperativas que atuam no turismo rural para mostrar sua experiência”, afirmou o professor Adebaro.

 

O objetivo é a apropriação assertiva do potencial pertencente ao setor, assim como a capacitação do quadro social da COOPERTURE para prestar serviços de melhor qualidade. Também existe a possibilidade de se promover intercâmbio dos participantes à cidade turística de Alicante. “Precisamos unir esforços no sentido de alavancar economicamente o Turismo, afinal, é uma medida que repercute em diversos segmentos. Geraremos empregos no ramo de transporte, alimentação, infraestrutura, artesanato, assim como fortaleceremos as cooperativas agropecuárias ao trazermos as rotas para a área rural. Acompanharemos todo esse processo para garantir um desenvolvimento sustentável”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA , Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.