Exército promove Feira da Agricultura Familiar de Cooperativas

 

O Comando da 8ª Região Militar (Belém) abrirá chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios referentes a agricultores familiares com valor de quase R$5milhões. Considerando as demais unidades espalhadas pelo Estado, o Exército é um mercado estratégico a ser melhor explorado. Com a finalidade de aproximar as cooperativas deste segmento, o Sistema OCB/PA articulou uma Feira da Agricultura Familiar para a exposição de produtos exatamente na abertura da chamada pública, na próxima terça (08). Estarão presentes representantes de todas as unidades descentralizadas do Exército.

 

Apesar de ocorrer na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a chamada pública não contempla diretamente os produtos trabalhados pelas cooperativas paraenses. No edital, o pedido de gêneros alimentícios inclui itens como açúcar cristal, arroz beneficiado polido, café torrado e macarrão, o que motivou a iniciativa provocada pelo próprio exército.

 

“Os editais são elaborados de modo generalista, justamente porque hoje ainda não existe o conhecimento dos tipos de produtos desenvolvidos pela agricultura familiar que se encaixam no perfil das cooperativas. Por isso, fomos convidados pelo Comando da 8ª Região Militar para organizar essa Feira e proporcionar um contato mais próximo com os produtores”, afirmou o gerente de desenvolvimento do Sistema OCB/PA, Vanderlande Rodrigues.

 

Na oportunidade, será feita uma rodada de apresentação das cooperativas para os coordenadores e responsáveis pelas unidades descentralizadas que possuem autonomia para organizar a própria chamada pública.  Os comandantes poderão degustar os produtos, já avaliando a qualidade, conhecendo a diversidade e o volume produtivo. A partir disso, desenharão seus editais de acordo com a vocação referente ao Estado, podendo até particioná-los conforme a necessidade.

 

Serão expostas verduras, frutas e produtos semi-industrializados já desenvolvidos por algumas cooperativas. Estão sendo convocadas todas as cooperativas do ramo agropecuário interessadas, mas a tendência é que participem as singulares com melhor acesso à Região Metropolitana de Belém. Já estão confirmadas a Cacauway, D'Irituia, Cart, Casp, Copaben e Cooprima. Ainda existe a possibilidade de participarem a Coomac, Coapemi, Camta e Compescar.

 

A Feira da Agricultura Familiar é resultado do Seminário de Compras Públicas ocorrido no final de junho, em Marabá, com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agropecuário (MDA) e da VALE. “Já acompanhamos essa demanda há um bom tempo, apresentado o cooperativismo agropecuário. A Feira é uma oportunidade que as cooperativas conquistaram de despertar negócio e se apresentar no cenário de um mercado muito bom, com valores de compra bastante atrativos. Por termos sido convidados, já mostra que estão abertos ao diálogo, interessados em estreitar essa relação”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Serviço: Comando da 8ª Região Militar - João Diogo, 458, Comércio

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.