Vale e Sistema OCB/PA promovem intercâmbio cooperativo

Produtores do sudeste paraense visitaram cooperativa agropecuária sediada no município de Benevides

 

 

 

Sazonalidade, volume produtivo e segurança jurídica são alguns dos desafios enfrentados diariamente pelos agricultores familiares na busca pela sustentabilidade do próprio negócio. Produtores de comunidades da região de Carajás, apoiados pela Vale, participaram de intercâmbio à Cooperativa Agropecuária de Benevides (COOPABEN) para conhecer os benefícios do cooperativismo e as dificuldades enfrentadas pelos associados. A programação, ocorrida na última segunda (26) com o apoio do Sistema OCB/PA, proporcionou a troca de experiências e sensibilização sobre o modelo de negócio cooperativo.

 

“Na região do sudeste paraense, temos cooperativas já estruturadas, mas também muitos produtores que não fazem parte de cooperativa e possuem interesse em fomentar uma forma mais colaborativa de trabalho. Vimos uma oportunidade de fazer a aproximação desses grupos para verificar uma experiência em andamento do ramo in loco e a indicação do Sistema OCB/PA foi a COOPABEN. Na ocasião, as comunidades perceberam as diversas dificuldades enfrentadas pela cooperativa. Isso é importante para percebermos os desafios para alcançar o sucesso no ramo cooperativista na região sudeste do Pará”, explicou o gerente de Desenvolvimento Territorial de Sustentabilidade Norte da Vale, Frederico Baião.

 

Formada por 28 cooperados, a COOPABEN trabalha com verduras e legumes como couve, espinafre, rúcula, hortelã, abobora, manjericão e cheiro verde, assim como as frutas banana, manga, goiaba, melão, melancia, abacate e acerola. A partir da união dos produtores, a cooperativa atende ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), abastecendo escolas públicas com itens da merenda escolar, que é o principal mercado, além de feiras em Belém. O volume produtivo anual de couve e cheiro verde, carro chefe da cooperativa, chega a 5 toneladas.

 

As metas estratégicas para a COOPABEN, ao longo deste ano, é alinhavar todos os cooperados na produção orgânica e constituir uma Central Agropecuária com outras singulares da região metropolitana e nordeste do Estado. A intenção é ampliar as possibilidades de acesso ao mercado com o fortalecimento representativo das cooperativas, oferecendo volume, variedade e segurança produtiva.

 

“Ao longo destes 10 anos de existência, aprendemos que honestidade, seriedade e compromisso são indispensáveis. Atendemos a chamadas públicas de Santa bárbara e Benevides, o que não seria possível para mim ou qualquer outro agricultor que atuasse isolado. Se não tenho um cheiro verde hoje, outro cooperado supre essa carência e o comprador não fica sem o produto. Por isso, o cooperativismo dá mais vantagem para o produtor. Precisamos aprender a trabalhar em conjunto. O que muitos encaram como concorrência pode se tornar a grande solução de mercado para o próprio negócio, considerando que juntos somos mais fortes”, enfatiza a presidente da COOPABEN, Eulina Duarte.

 

Participaram da visita produtores rurais da agricultura familiar, com idade bastante variada, que fazem parte de comunidades com projetos apoiados pela Vale, com potencial para a geração de renda. São atuantes nos segmentos da agropecuária leiteira, hortifrúti, criação de frango e piscicultura. Segundo Frederico, a mineradora apoia as comunidades com assistência técnica, insumos, maquinários, capacitação, entre outros, de acordo com as principais dificuldades e necessidades das comunidades.

 

“Apoiamos as comunidades vizinhas às operações da Vale com foco na sustentabilidade dos seus projetos, e uma das maneiras de contribuir com resultados mais duradouros das comunidades é a cooperação. Neste sentido, a parceria com o Sistema OCB/PA, que tem a expertise e um olhar técnico sobre cooperativismo, pode trazer importantes ações para o crescimento da agricultura familiar na região sudeste do Pará”, completou Frederico.

 

Em junho, a Vale assinou termo de cooperação técnica com o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA). São beneficiados os municípios pertencentes à área de atuação da empresa com projetos de qualificação das gestões, cooperados e colaboradores. “É uma parceria de peso para o setor. Nossas cooperativas já são impactadas positivamente em vários municípios direta e indiretamente a partir do trabalho de responsabilidade social desempenhado pela Vale no fomento dessas comunidades. Por certo, continuaremos no mesmo rumo, ampliando cada vez mais os resultados obtidos por essas ações em conjunto. O próximo passo da parceria será a elaboração de um diagnóstico do cooperativismo da agricultura familiar na região sudeste do Pará”, conclui o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.