OCB/PA participa pela 3º vez consecutiva do Sicoopes em Castanhal

 

 

Com o objetivo de levantar perspectivas para a agropecuária do agora e do futuro, o XI Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (XI SICOOPES) e a II Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação Social (II FECITIS) levantou a questão com participantes nacionais e internacionais, entre os dias 28 e 31, no IFPA de Castanhal. Participaram representantes da gestão municipal, Cooperação Internacional Espanha e França e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sistema OCB-PA). Cerca de 1.200 pessoas prestigiaram os eventos.

 

Atualmente, o XI SICOOPES e a II FECITIS são referência nacional e ganham cada vez mais espaço em âmbito internacional por conta das discussões, intercâmbios acadêmicos e qualidade das mostras científicas. Ambos organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA), em cooperação internacional com a Universidade Le Mans (França) e Universidade de Alicante (Espanha).

 

Foram mais de 500 trabalhos científicos inscritos, um recorde para o evento. “A cada ano, este Seminário ganha mais importância e força. Nosso objetivo é repensar a agricultura para os próximos 10 anos, com uma educação diversa, entendendo e propondo um modelo de inclusão para os movimentos sociais e sociedade em geral. É imprescindível pensar em um tipo de pesquisa que saia dos muros da academia e vá direto para o problema das pessoas. Isso é possível quando se considera um foco de seleção, de inserção, de ensino, de pesquisa e de extensão”, enfatizou o coordenador do PPDRGEA, Adebaro Reis.

 

 

 

 

Segundo o representante da Universidade de Alicante, José Daniel López, ao se pensar em conjunto e trocar experiências com objetivo comum de desenvolver um modelo cooperativista que ajude nas demandas sociais e econômicas das pessoas, está-se colaborando para um modelo de vida mais sustentável e humano. “Precisamos pensar formas de ajudar as populações rurais a permanecerem em seus lares com qualidade de vida, acesso à educação, formação cidadã e política. As pessoas precisam entender a própria realidade e isso é básico para todas as nações”, afirmou López.

 

Sobre as necessidades e gargalos que enfrenta a agricultura na França, François Larrent, representante da Universidade Le Mans (França) destacou a importância de se pensar em processos, técnicas e recursos de maneira simples. “É preciso ter em mente que os recursos são escassos em todos os lugares. Queremos coisas simples, que possamos fazer e reproduzir. Não adianta pensar em algo tão complexo e infactível. É isso que o mundo busca”, ratificou.

 

O cooperativismo é uma boa alternativa para isso. Na Europa, existem cooperativas seculares, que nasceram de uma necessidade comum e união de forças. “No Pará, temos apenas uma cooperativa com mais de 80 anos e algumas com 30 ou 20 anos. Portanto, é uma experiência relativamente recente e que tem gerado resultados palpáveis. Somos 200 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente com o cooperativismo. Participar de um espaço como esse, em que se discute de maneira séria, levanta-se soluções viáveis e se dissemina a cultura da cooperação é para nós o modelo ideal de desenvolvimento: a academia dentro da cooperativa, dentro da realidade e a cooperativa usufruindo do conhecimento acadêmico. É nisso que nós acreditamos”, finalizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.