Encontro das cooperativas de crédito discute cenário do ramo

 

De acordo com o Diagnóstico do Cooperativismo Paraense de 2016, as singulares financeiras possuem R$ 377 milhões de ativos com patrimônio líquido chegando a R$ 121milhões.  Os números apontam perspectivas de futuro que serão discutidas no 2º Encontro do Ramo Crédito durante os dias 27 e 28 de setembro. “Panorama, Diretrizes e Reflexões nas cooperativas financeiras” é o tema da programação promovida pelo Sistema OCB/PA em parceria com o Banco Central do Brasil e Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV). As inscrições podem ser feitas no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A novidade desta segunda edição é o formato mais participativo do evento.  Serão abordados os temas: Mercado, Inovação, Eficiência, Governança, Regulação e Supervisão. No primeiro dia, haverá as apresentações técnicas das instituições parceiras e, depois, o talk show “Vetores de decisão e Eficiência”, com moderação de Silvio Giusti, participantes da plateia e comentários do Banco Central do Brasil. No segundo dia, após a abertura e rodada de nivelamentos, haverá discussão participativa com o talk show do Banco Central do Brasil. Podem participar Presidentes, Conselheiros de Administração, Conselheiros Fiscais (efetivos e suplentes) e Diretores Executivos de cooperativas de crédito.

 

A programação faz parte do próximo bloco de capacitação do Projeto OCB/DGRV, que novamente terá a destacada participação do BC. Com o propósito de fortalecer e desenvolver o cooperativismo, o evento terá 12 horas de duração. “Os desafios apresentados exigem das lideranças do cooperativismo de crédito a capacidade de leitura sobre as mutações do mercado, sabedoria nas tomadas de decisões e condução eficiente do negócio, sem se descuidar do cumprimento normativo e legal e, acima de tudo, garantindo os preceitos e propósitos cooperativistas”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Apesar dos elevados obstáculos que se apresentaram para a economia nacional nos últimos anos, as cooperativas de crédito, por meio da capacidade de suas lideranças e com a força do quadro social, apresentaram mais um período de forte crescimento em 2017. Dados oficiais do Banco Central do Brasil retratam esta realidade. Houve evolução dos ativos do Sistema Financeiro Nacional que apresentaram 2,8% de crescimento em relação a 2016, enquanto que o segregado relativo ao cooperativismo financeiro apresentou 15,7% de crescimento.

 

“Mesmo com tal expressividade, os indicadores técnicos do Diagnóstico apontam a necessidade de abrirmos espaço para o estímulo a uma participação regional maior. Considerando o tamanho populacional do Estado e a carência de crédito diferenciado, há uma enorme fronteira aberta que precisamos explorar. Só conseguiremos com planejamento, discussão e reflexão. Estes são os objetivos do nosso Encontro. Por isso, todas as cooperativas paraenses do ramo estão convidadas a participar”, completa Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.