Sicoob Cooesa inicia operações de câmbio

 

Ampliando o portfólio de produtos financeiros para os seus associados, a cooperativa Sicoob Cooesa iniciou operações de exportação e importação. Já foram fechados contratos no segmento de gêneros alimentícios no primeiro mês de atuação, sendo oferecidas vantagens diferenciadas em relação às instituições convencionais e comodidade no fechamento do contrato de câmbio. 

 

Os contratos foram fechados na modalidade de Câmbio Pronto de Exportação, permitindo o recebimento do pagamento antecipado de vendas por exportação. O adiantamento é liberado após o embarque da mercadoria, a partir da emissão de uma ordem de pagamento feita pelo importador.

 

 “Foram as nossas primeiras operações, abrindo uma porta e conseguimos nos antecipar para que nossos associados, sejam empresas ou cooperativas, tenham um canal aberto para a exportação, fomentando o fortalecimento da economia no Pará. Várias empresas já estão se habilitando para poder operacionalizar conosco, o que mostra a grandeza desse mercado. Estamos à disposição para concorrer nesse segmento com soluções diferenciadas”, enfatizou a presidente da cooperativa, Francisca Uchôa.

 

Ao solicitar o crédito, o associado é credenciado pela cooperativa na Gerência de Cambio da Central Sicoob Unicoob. A Gerência faz a intermediação direta com o exportador ou despachante habilitado para realizar o fechamento e o crédito entra na conta do associado, de forma bastante simplificada. Um dos diferenciais é o custo reduzido para o exportador.

 

“Além das tarifas convencionais inerentes à operação, a taxa de corretagem, que é cobrada pelo fechamento do câmbio, representa um terço em relação ao que as instituições financeiras cobram. Isso representa uma economia significativa para os nossos associados. Oferecemos todo o suporte de forma que ele se sinta tranquilo com as melhores condições do processo”, explicou o gerente regional do Sicoob Cooesa, Joselito Tsunemitsu.

 

Mercado

O Pará teve um crescimento de 30% nas exportações efetuadas em 2017, com destaque para a mineração e o agronegócio. O valor total nessas operações foi de R$14, 4 bilhões de dólares. “A solução apresentada pela Sicoob Cooesa é uma notícia extraordinária, não apenas para as cooperativas de crédito, mas para as dos demais ramos. O setor vive um momento ímpar de expansão dos horizontes comerciais e o crédito é uma necessidade evidente para viabilizar todas essas pretensões. Agora, todos estes segmentos podem contar com mais essa facilidade no cooperativismo de crédito”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.