Aprendizes reduzem uso de copos descartáveis

 

Entre colaboradores, aprendizes e visitantes que circulam pela Unidade Estadual, o Sistema OCB/PA consumia 2mil copos descartáveis por semana. Com a iniciativa de alunos do Programa Aprendiz Cooperativo da Unimed Belém (turno matutino), deixarão de ser utilizados 500 copos descartáveis ao mês, uma economia de quase 7%. Eles substituíram os copos por canecas de plástico e promoveram uma manhã de conscientização com o público interno da Unidade. Na última terça (16), foram feitas gincanas, pesquisas interativas e sensibilização sobre práticas sustentáveis.

 

A atividade foi desdobramento final do módulo “Formação Humana e Científica”. Os aprendizes da manhã decidiram trabalhar o Projeto Canecoop (Caneca Cooperativa) após identificarem o uso excessivo dos copos descartáveis. Foi feita a divisão de equipes responsáveis pelo levantamento de informações, sensibilização do público interno, anexação de placas da campanha e execução de gincana sustentável e de pesquisa interativa.

 

“Vimos o problema e tentamos amenizar. Fizemos as canecas para nós, alunos, e alguns funcionários com a finalidade de tentar diminuir esse número. Evidente que não conseguimos eliminar totalmente, já que a sede recebe vários representantes de cooperativas e demais visitantes aos quais o copo é indispensável, mas nós podemos fazer diferente. Na sala, vamos utilizar a caneca para tomar água, café, suco. Se todos colaborarem nesse sentido, teremos resultados ainda melhores”, explicou a aprendiz Camila Carvalho.    

 

 

Durante o dia, os alunos entrevistaram os colaboradores, visitantes e pessoas que transitavam pela frente da sede. Eram feitas perguntas acerca de práticas sustentáveis e, aos que conseguiam responder adequadamente, era entregue um Canecoop. Questionava-se acerca do carregamento de copo próprio dentro da mochila ou bolsa, sacos plásticos para acondicionamento do lixo, fio dental e consumo de frutas. Apenas duas pessoas conseguiram completar o desafio. Pelas mídias digitais, os alunos também compartilhavam o link de um questionário com os amigos para responderem às perguntas de forma interativa.  

 

Outra equipe de aprendizes anexou placas de conscientização pela unidade do Sistema OCB/PA. No total, 10 placas foram afixadas com mensagens sobre responsabilidade socioambiental, cada uma dialogando com o local. Na recepção, foi alocada uma placa sobre reutilização do papel. De acordo com a pesquisa feita pelos aprendizes, se cada pessoa usar o verso do papel para impressão durante o mês, será preservada uma área florestal equivalente a 18 campos de futebol. No banheiro, o material trata sobre o uso consciente da água e, na copa, sobre o cultivo de hortaliças.

 

“O processo como um todo foi muito importante para nós. A turma já havia percebido essa necessidade. Quando limpávamos a sala de aula, havia sempre muitos copos descartáveis e assumimos esse compromisso. Já estávamos adotando um único copo para utilizar ao longo de todo o dia, além de sermos mais rigorosos ao jogar o lixo. É difícil, mas conseguimos mudar. Sabemos que ainda é pouco, comparando-se ao que é feito ao redor do mundo, mas se cada um fizer um pouquinho, os efeitos positivos serão bem maiores”, enfatizou a aprendiz Mewry Joyce.   

 

 

A Formação

 

No módulo em questão, foram trabalhadas quatro unidades: Identidade do Jovem, Políticas Públicas, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente/Desenvolvimento Sustentável. Abordaram-se questões que estão em voga na sociedade, tal como a discussão sobre gênero e eleições para presidente. Os jovens, por exemplo, discutiram sobre as propostas protocoladas pelos candidatos a presidente da república no Tribunal Eleitoral. Eles analisaram quais seriam os melhores projetos para a própria faixa etária e elegeram internamente o candidato vencedor.

 

“É um módulo muito intenso, pois mexe com estruturas internas sem deixar que o lado cultural, o que nos constitui como humano, perca a cientificidade da parte acadêmica e profissional. A unidade ‘meio ambiente e desenvolvimento sustentável’ veio fechar o módulo com chave de ouro. Não queremos que essa prática caia no desuso, no esquecimento.  É o resultado de um processo que trabalhamos para ser duradouro. Como professora, me orgulho do que os nosso alunos fizeram”, concluiu a instrutora do Programa, Lívia Maria.

 

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