Paragominas recebe o 1º Seminário do Cooperativismo

 

 

As cooperativas de Paragominas vêm contribuindo decisivamente para o crescimento econômico do município. Através do 1º Seminário do Cooperativismo promovido pela parceria entre Coopernorte e Sicredi, as singulares buscam difundir o modelo econômico na região nordeste paraense. O evento será realizado no Teatro Reinaldo Castanheiras nos dias 8 e 9 de novembro e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Paragominas, do Sistema OCB/PA e Sebrae/PA. Um dos destaques é a participação da agricultora paranaense Cecília Falavigna, conhecida nacionalmente como a rainha da soja.

 

A inscrição será realizada no próprio local do Seminário de forma totalmente gratuita. Segundo a produtora rural e líder do Comitê Feminino da cooperativa Agroindustrial de Paragominas (Coopernorte), Cireide Carloto, o evento foi idealizado para mostrar que a região tem potencial para o cooperativismo. “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é uma vitória”, afirma.

 

No dia 8, à noite, o seminário terá como temática a presença da mulher no campo como forma de cooperação para uma economia mais forte. Para apresentar um caso de sucesso foi convidada a agricultora paranaense Cecília Falavigna. “É um prazer poder compartilhar da minha experiência de vida, pois dificuldades existem, mas a gente não pode ter medo. Hoje olho para trás e vejo que consegui superar muitos problemas graças a Deus e à busca pelo conhecimento. Agora consigo encorajar mais mulheres a permanecer no campo e se fortalecer no mercado”, ensina Cecília.

 

O presidente da Sicredi Verde Pará, Cláudio Reis, afirma que é preciso difundir o cooperativismo na região ainda mais, pois parte da população não conhece os benefícios oferecidos pelas cooperativas. “O cooperativismo tem a força transformadora, capaz de mudar uma sociedade, num local mais justo e equilibrado, pois queremos um mundo melhor, onde todos se desenvolvam e alcancem seus objetivos. Este seminário tem o propósito de apresentar e esclarecer um pouco esses benefícios aos participantes”, declara Reis.

 

Além das palestras com personalidades do agronegócio nacional, os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma mesa redonda que buscará responder à questão: “O Cooperativismo é um bom negócio?” que contará com a presença dos líderes regionais Basílio Carloto, Cleberson Bertol, Paulo Tocantins, Igo Silva e Ernandes Raiol.

 

Cooperativas no Pará

 

No estado do Pará existem 201 cooperativas devidamente registradas no Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), as quais possuem 66 mil cooperados e geram mais de cinco mil empregos diretos.

 

"As cooperativas paragominenses têm contribuído decisivamente para a economia estadual com cases de referência para todo o Brasil. Não temos dúvidas de que a cooperação é o melhor caminho para o desenvolvimento integrado da nossa sociedade. O Seminário é importante para difundir esse modelo econômico. Quando todos cooperam, todos crescem", afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

Confira a Programação

 

8 de novembro

19h – Case de Sucesso com Cecília Falavigna – A rainha da soja.

21h – Coquetel

 

9 de novembro

8h – Mesa Redonda: O Cooperativismo é um bom negócio?

  • 8h00 – COOPERNORTE: Trajetória em número e história.
  • 8h20 – SICREDI: Por que se associar a uma Cooperativa de Crédito? – Vantagens e desafios de ser dono do Sicredi.
  • 8h40 – SEBRAE: Por que o cooperativismo é um bom negócio?
  • 9h00 – OCB: Mapa do Cooperativismo no Estado do Pará.
  • 9h20 – PMP: O Cooperativismo em Paragominas
  • 9h40 – Mediação/Questionamentos dos Participantes.

 

10h – Coffee Break

 

10h30 – Palestra: A importância do Cooperativismo para a Família e para a Sociedade.

Lucinei Rodrigo Bohn e Núcleo de Mulheres Cooperativistas.

 

12h às 14h – Intervalo para Almoço.

 

14h – Palestra: O desenvolvimento de Paragominas e do Nordeste Paraense e o Cenário de Mercado para  2019.

Dr. Marco Antônio Silva Lima – Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (NAEA/UFPA), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA), especialista em Marketing (UNAMA) e Bacharel em Administração de Empresas (UFPA).

 

15h30 – Coffee Break.

 

16h – Palestra: Superação e Cooperação.

Fabiano Brum – Palestrante nas áreas de Motivação, Vendas, Atendimento ao Cliente, Empreendedorismo, Cooperativismo, Recursos Humanos e Qualidade na Educação. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Gestão Empresarial,  professor de pós-graduação dos cursos de Gestão Empresarial, Recursos Humanos, Psicomotricidade e Psicopedagogia. Suas palestras têm na música seu diferencial e marca registrada. É autor de diversos artigos para jornais e revistas especializadas, co-autor de livros sobre empreendedorismo, motivação, atendimento e vendas e coach. Autor do livro Afinando Para o Sucesso - Motivação, Carreira e Aperfeiçoamento Profissional e diretor da Brum Desenvolvimento Profissional.

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.