Atendimento da OCB/PA já está funcionando em Parauapebas

 

O cooperativismo já possui um ponto de referência no Sul do Pará. A Prefeitura municipal realizou a inauguração da Sala do Empreendedor, local que abrigará um espaço para o atendimento físico do Sistema OCB/PA às cooperativas e interessados em constituir singulares em Parauapebas. A cerimônia de entrega ocorreu na última semana e as consultas já podem ser feitas no local. A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta pela manhã.

 

Além do Sistema OCB/PA, a Sala do Empreendedor abrigará diversas entidades responsáveis pelo desenvolvimento de negócios em Parauapebas, como a Junta Comercial do Pará (Jucepa), Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), Coordenadoria de Terras (Cooter), Vigilância Sanitária e Meio Ambiente (para emissão de licença ambiental). A proximidade com os parceiros, inclusive, facilitará a execução de ações em conjunto para o processo de melhoria das cooperativas.  Será um núcleo integrado de apoio interno para os empreendimentos locais.

 

“Considerando que todos os grupos pretensos a constituir cooperativas começam necessitando de orientação para elaboração do estatuto, plano de viabilidade econômica e demais procedimentos necessários para efetivar o registro, a presença da OCB/PA desburocratizará as etapas. Haverá maior agilidade e assertividade, evitando formação de cooperativas sem estruturação. Também considero algo estratégico ter ao lado todos os órgãos de registros, de modo que haverá esse diálogo para dirimir dúvidas que um possui do outro”, afirmou a Conselheira do Sistema OCB/PA, Áldina Chaves.

 

À priori, o atendimento será feito por agendamento. Há uma pessoa responsável por coletar as eventuais dúvidas dos munícipes, prestar a orientação inicial e, se necessário, marcar palestra sobre as demandas necessárias. A própria Sala do Empreendedor possui um auditório que poderá ser utilizado. De acordo com Áldina, que está prestando os atendimentos mais aprofundados sobre cooperativismo na região, o próximo passo é capitalizar convênio com as universidades do município, tanto para concessão de estagiários a contribuírem no atendimento quanto para a expansão das doutrinas cooperativistas no conteúdo programático dos cursos de nível superior.

 

Com o espaço, Parauapebas se tornará o ponto de referência na região através do qual se fará o levantamento das necessidades das cooperativas. Será realizado um número maior de ações de monitoramento, promoção social e formação profissional a partir dos programas disponibilizados pela entidade.  O município tem o maior número de cooperativas no sudeste do Pará, mas singulares de outras cidades próximas também serão beneficiadas com a descentralização do Sistema OCB/PA, tais como Marabá, Eldorado dos Carajás, Curionópolis e Canaã dos Carajás. Na Região, destacam-se os ramos Agropecuário e Transporte.

 

 

Apesar disso, o conhecimento acerca da legislação cooperativista ainda não é bem difundido, o que gera dificuldades na adesão às boas práticas de gestão e governança. Uma das medidas prioritárias do Sistema OCB/PA na região é sensibilizar as cooperativas locais acerca da necessidade de se registrar junto à entidade. De acordo com Áldina, pelo menos 80% das cooperativas não estão registradas.

 

“Os cooperados receberam apoio do departamento de relação com a comunidade da VALE, que dá suporte financeiro e técnico. Com isso, conseguiram crescer sem a orientação da OCB/PA. Consolidada a relação institucional com a Prefeitura de Parauapebas e com a mineradora, vamos trazer estes empreendimentos para a regularidade à medida que a gestão apoie apenas as que cumprirem a legislação cooperativista”, reiterou a Conselheira.

 

 

A Sala do Empreendedor

 

As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das prefeituras municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Boa parte conta com a parceria do Sebrae. A inclusão do Sistema OCB/PA foi resultado de articulação com a Secretaria de Desenvolvimento (SEDEN). O secretário municipal, Isaias Queiroz, viabilizou a assinatura do termo de cooperação técnica no início deste ano.

 

“Procuramos ampliar a capilaridade da unidade estadual para outras regiões que são estratégicas para a economia paraense. Doravante, teremos uma presença mais expressiva no Sul paraense em especial.  O objetivo é dar maior sustentabilidade para os negócios das cooperativas, afinal, o município necessita de caminhos alternativos à mineração para garantir uma estabilidade econômica futura. Temos certeza que o empreendedorismo cooperativo pode proporcionar essa finalidade”, ponderou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Serviço: A Sala do Empreendedor fica na rua C, nº 471, Bairro Cidade Nova (perto do Fórum de Justiça).

 

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.