Unifesspa e OCB/PA planejam curso de extensão

 


O homem do campo pode, e deve, agregar profissionalismo à sua experiência no meio rural. Esse é o papel social com que a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) pretende contribuir em parceria com o Sistema OCB/PA. A partir de conversas iniciadas no Workshop de Governança realizado ontem, as entidades estão idealizando um curso de extensão sobre cooperativismo voltado para empreendimentos rurais. A iniciativa será desenvolvida com um alto nível técnico e vivência prática.

 

O professor Dr. em economia José Otávio Pires, o professor Dr. em agronomia, Fabio Araújo e o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra discutiram formas de implementar um curso de extensão através da Universidade. As entidades celebrarão um termo de cooperação técnica. Definiu-se um prazo de até o final de janeiro para se remarcar reunião com o objetivo de definir as grades de capacitação, demandas e público alvo. O conteúdo será construído com base na estrutura idealizado pelas próprias cooperativas da Central CUIA, apresentado na programação de ontem.


“Essa parceria agrega muito à OCB/PA , pois é a marca de uma instituição de ensino referência na Região. Passamos a ter um respaldo maior. Iremos encaminhar a minuta do termo de cooperação técnica para termos um mapa bem definido do que iremos articular", afirmou o superintendente.

 

Além do curso, planeja-se fazer um projeto de pesquisa sobre a expressividade humana e socioeconômica do cooperativismo no Estado. A proposta é fazer um grande estudo para o acompanhamento da sensibilidade das pessoas no ganhos vindos pelas cooperativas.

 

“Acredito que o futuro da economia do país depende da agricultura familiar. O exemplo dos países de primeiro mundo prova que o desenvolvimento no campo só pode vir através da Cooperação. Até mesmo as grandes empresas compreenderam essa estratégia de mercado. Por isso, estamos muito entusiasmados com essa parceria", enfatizou Otávio.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.