OCB e Frencoop avaliam conquistas

 

Parlamentares do Congresso Nacional e presidentes estaduais do Sistema OCB/PA participaram de cerimônia que marcou o encerramento das atividades da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) . A intenção foi avaliar o trabalho feito ao longo dos últimos quatro anos e celebrar as conquistas importantes para as cooperativas no país. O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol e o assessor político/institucional, Haelton Costa, representaram o Pará.

 

Dentre as conquistas destacadas pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, estão, por exemplo, a sanção do PLP 100/2011, possibilitando que as cooperativas de crédito passem a operar com recursos de municípios e outros entes públicos, além de atualizar as regras dos fundos constitucionais; a revisão das regras do Plano Agrícola e Pecuário em prol das cooperativas agropecuárias; e a defesa da manutenção das políticas de compras públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos.

 

Para a liderança cooperativista, também é essencial reconhecer o trabalho dos parlamentares da Frencoop que resultou na manutenção das políticas de incentivo às cooperativas de eletrificação rural e, ainda, nos avanços na tramitação de diversos projetos, como os novos marcos Regulatórios do Transporte de Cargas e dos Seguros Privados, dentre muitas outras proposições de interesse do setor.

 

“Nós sabemos que o trabalho dos parlamentares não é fácil. Sabemos também que o comprometimento deles com a causa cooperativista fez toda a diferença ao longo desses quatro anos. É por isso que fazemos questão de agradecer a todos que contribuíram com o fortalecimento das nossas cooperativas. E, falando de futuro, nós continuaremos contando com o apoio de vocês e, também, dos novos integrantes da Frencoop para fortalecermos, ainda mais, o movimento cooperativista brasileiro”, avalia Márcio Freitas.

 

 

 

 

APOIO

 

A deputada federal Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, futura ministra da Agricultura, também esteve presente ao evento. Ela destacou que a atuação da Organização das Cooperativas Brasileiras sempre embasou tecnicamente a defesa dos interesses do cooperativismo. Segundo ela, esse mesmo apoio é o que espera receber quando estiver à frente do Ministério, já que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, requisitou uma atuação mais direta no sentido de desenvolver o agronegócio das regiões Norte e Nordeste. Para a futura ministra, não há uma forma mais eficaz de organizar os produtores e de fortalecer toda a cadeia produtiva do que o cooperativismo.

 

“A sinalização da futura ministra nos enche de expectativa para dias melhores do ramo agropecuário no Pará, que é um dos pilares da nossa economia. Somos a fronteira aberta para o desenvolvimento do setor e precisamos de políticas públicas que proporcionem as condições necessárias para o pequeno produtor se desenvolver. Neste sentido, a Frencoop tem sido um agente fundamental ao longo de três décadas de atuação legislativa, sendo uma das bancadas suprapartidárias mais atuantes e influentes do Congresso Nacional”, afirmou o presidente Ernandes Raiol.  

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.