Cooperativismo foi matéria nos principais veículos de comunicação em 2018

 

 

Globo, Record e Cultura foram algumas das emissoras de Televisão que veicularam matérias sobre o cooperativismo no Estado durante este ano. De acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA), as singulares paraenses e o próprio sistema tiveram mais de 400 inserções de mídia em 2018, chegando a um valor aproximado de R$ 990mil em mídia espontânea, que seria o valor pago em caso de anúncios. Um dos grandes cases foi a veiculação sobre a COOSTAFE na rede britânica BBC.

 

Em março, a inclusão social promovida pelo cooperativismo paraense ganhou repercussão nos cinco continentes para onde a emissora BBC World News TV transmite. A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) recebeu o repórter Daniel Gallas, correspondente internacional da BBC em reportagem exibida no programa World Business Report, que apresenta notícias sobre o mundo financeiro e iniciativas de empreendedorismo global.

 

Em outubro, a TV Record Belém produziu matéria exclusiva com os alunos do Programa Aprendiz Cooperativo, do Sistema OCB/PA sobre a liderança paraense no ranking de contratações de aprendizes na região norte. No total, o Estado abriu 14mil oportunidades de trabalho, muitas destas geradas por cooperativas.

 

“Partindo da expressividade socioeconômica que o setor alcançou, é natural que tenha um espaço maior de divulgação nas mídias. Entretanto, os resultados obtidos ultrapassam positivamente nossas expectativas. Com inserções como a da BBC, os diferenciais desenvolvidos pelas cooperativas no Pará estão sendo conhecidos até no continente europeu. Isso nos enche de orgulho”, explica o presidente do Sistema OCB/PA.

 

 Já em novembro, o cooperativismo teve espaço de 10 minutos no programa Bom Dia Pará da TV Liberal, afiliada da Rede Globo. O quadro "Mercado de Trabalho" tratou sobre a expressão econômica das cooperativas na geração de emprego e renda, apresentando singulares da região metropolitana de Belém como a Cooperduque e a Sicoob Coimppa. O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, entrou ao vivo no Programa para esclarecer as dúvidas dos apresentadores acerca do segmento.

 

No ramo do jornalismo impresso, a Unimed Belém tem sido parceria estratégica. A cooperativa firmou um acordo de parceria para mídia impressa que o Sistema OCB/PA utiliza para divulgar, valorizar e incentivar o setor cooperativista paraense. É disponibilizado um espaço semanal em jornais impressos com custos todos arcados pela Unimed Belém. Sempre aos domingos, são publicadas matérias jornalísticas com conteúdos de interesse do cooperativismo, negócio, valorização e incentivo às cooperativas e aos cooperativistas do Estado.

 

“Apesar do crescimento exponencial do setor, o potencial cooperativista para transformação de realidades sociais ainda é pouco conhecido. Por isso se fazia necessário ampliar os canais de informação e divulgação para a sociedade em geral e para o universo cooperativista. A Unimed Belém sentiu essa necessidade e vem desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento integrado do cooperativismo, a partir da disseminação de seus princípios”, reiterou Raiol.

 

 

 

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.