Secretaria de Cultura se aproxima do cooperativismo

 

A preservação histórica e patrimonial da identidade paraense perpassa, também, pela produção oriunda de cooperativas. Conforme resultados obtidos em reunião com a nova secretária de Cultura do Governo do Estado, Úrsula Vidal, o cooperativismo terá espaço de destaque nas ações desenvolvidas pela pasta, incluindo o Sistema OCB/PA no grupo de organizações responsáveis por articular um plano de ações estadual.

 

Úrsula é pernambucana, com graduação em Comunicação Social na Universidade Federal do Pará e em Jornalismo pela Universidade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro. É radialista, jornalista, produtora audiovisual e ativista cultural, com mais de 30 anos de experiência.  Participaram da reunião o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol e o superintendente Júnior Serra. Foram apresentadas algumas das cooperativas que desenvolvem atividades importantes no fomento à cultura.

 

Em Parauapebas, a Mulheres de Barro. O grupo nasceu de atividades ambientais realizadas pela Vale em 2005, na época da implantação do projeto Salobo. Desde então, a cooperativa vem desenvolvendo ações para valorização da história e cultura de Carajás e para o fortalecimento da atividade artesanal, com a produção, venda e divulgação de produtos cerâmicos inspirados em artefatos encontrados, por meio de pesquisas arqueológicas.

 

Outra cooperativa apresentada foi a Cooperativa de Arte Feminina Empreendedora (Coostafe). Entre outras atividades, as reeducandas do Centro de Recuperação Feminino de Ananindeua formaram a primeira cooperativa de presas no Brasil em que as detentas produzem e vendem artesanatos como uma ação empreendedora e, principalmente, de reabilitação.

 

“A conversa foi ótima e a parceria se mostrou bastante promissora. Vimos o empenho da titular da Secult em tornar a produção cultural paraense ainda mais efetiva, tanto como forma de preservar a identidade paraense quanto para promover as condições necessárias ao crescimento econômico dos nossos empreendedores”, enfatizou o presidente Raiol.

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.