Carlinhos é o novo presidente da Sementes do Marajó

 

Em Assembleia Geral Ordinária (AGO) ocorrida na última semana, Carlos Roberto foi aclamado presidente da Cooperativa dos Ribeirinhos Extrativistas Agroindustrial do Marajó (Sementes do Marajó), singular que envolve mais de 50 famílias na produção do açaí em Curralinho. O Sistema OCB/PA, solicitado, acompanhou os procedimentos regimentais da Assembleia que primou pela condução transparente e democrática de todo o processo. 

 

A Sementes do Marajó foi constituída pelo envolvimento dos próprios ribeirinhos da região com o desenvolvimento local e pela parceria com o Instituto ProNatura e SESCOOP. Desde sua fundação, os cooperados receberam todo apoio em capacitação com a ministração de módulos doutrinários cooperativistas e reestruturação do planejamento. A cooperativa atua, hoje, apenas no processo extrativista, plantando e colhendo. O produto principal é o açaí in natura.

  

Uma das marcas da Sementes do Marajó é seu trabalho coletivo, que busca desenvolver a região de forma sustentável. Através de diversas iniciativas, como a organização da produção, melhoramento dos processos e do produto orgânico, capacitação dos pequenos produtores e articulação de parcerias com instituições e governo, o grupo vem fortalecendo a agricultura familiar, gerando um melhoramento da renda e da qualidade de vida da comunidade. Recentemente, a Cooperativa Sementes do Marajó recebeu motor e barco reformado para um novo momento no processo de escoamento da produção, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (SEDAP).

 

“O mercado do açaí é muito bom no Estado, mas o potencial da Sementes do Marajó não se resume ao produto, porque tem outros potenciais que podem ser trabalhados paralelamente, como produção oleaginosa da andiroba. Acredito que o presidente Carlinhos, conhecedor profundo da realidade comercial e cooperativista, saberá direcionar os  melhores rumos frente à gestão do negócio. Estamos à disposição para auxiliar em todo o processo de formação profissional, monitoramento, promoção social, representação política”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.