OCB/PA auxilia na condução técnica e legal das AGOs

 

As formalidades vinculadas à realização de assembleias gerais abrangem diversos procedimentos a serem cumpridos. São detalhes minuciosos, mas indispensáveis para a conformidade legal de todas as decisões tomadas pelo quadro social. Para facilitar o andamento das tratativas, o Sistema OCB/PA se disponibiliza a auxiliar cooperativas singulares diante da realização das AGOs, acompanhando e orientando sobre os processos regimentais.

 

A gestão democrática é um dos sete princípios que regem o modelo de negócio cooperativista. Todas as ações são decididas em conjunto, priorizando sempre o bem comum dos cooperados. E é nas Assembleias Gerais Ordinárias que esse princípio é colocado em prática. A AGO é oportunidade de avaliar as atividades do exercício anterior e de planejamento para o ano que se segue.

 

Como entidade máxima de representação sindical, política e cooperativista, a OCB/PA deve acompanhar o andamento dos processos gerenciais decisivos do setor. De acordo com o Presidente Ernandes Raiol, a participação da OCB/PA pode ser decisiva para o planejamento estratégico dos cooperados. “É indispensável que, como cooperativistas que somos, tudo seja feito de modo coletivo, considerando desde os cooperados até as entidades responsáveis pelo desenvolvimento econômico, social e político dos ramos de atividade específicos. Nossa diretoria executiva está totalmente disponível para ouvir as cooperativas, contribuindo no que for possível para a viabilidade dos projetos, gerando competitividade, progresso financeiro e, consequentemente, felicidade”.   

 

As realizações das Assembleias Gerais partem de um caráter de dispositivo de lei. O Artigo 44 da Lei 5.764/71 regulamenta e normatiza essas reuniões. Além disso, para a tomada de qualquer decisão, a comunicação é necessária, como também é imperativo que uma organização de pessoas não possa funcionar sem haver um instrumento de trabalho que represente a coletividade.

 

“É o que possibilita o intercâmbio de ideias e experiências. É possível, através da discussão coletiva, ouvir as sugestões dos cooperados, as alternativas possíveis e outros caminhos que eles enxergam. Com isso, a tendência é um aumento de produtividade: todos colaboram com todos. Os associados se sentem pertencentes do empreendimento, como, de fato, devem ser. Isso é cooperativismo”, completa Raiol.

 

 

AGOs realizadas

 

O Sistema OCB/PA já foi convidado para participar das primeiras Assembleias realizadas pelas cooperativas no ano. Em Belém, o superintendente, Júnior Serra e o analista de desenvolvimento, Diego Andrade acompanharam a AGO da Cooperativa dos Taxistas Autônomos do Terminal Rodoviário de Belém e Região Metropolitana (COOTATERB), na qual os associados reelegeram a atual diretoria para mais dois anos.  A diretoria executiva da COOTATERB está composta pelo presidente Marco Antônio Nascimento, pelo diretor financeiro, Eduardo Rocha e pelo diretor administrativo, José Anselmo. A Assembleia de cooperados também apreciou a prestação de contas referentes ao exercício anterior.

 

Em curto prazo, o principal desafio para a gestão é encontrar formas alternativas de posicionamento mais competitivo no mercado para fazer frente aos aplicativos de transporte. “Estamos perdendo muito espaço no que tange à tecnologia de acesso a passageiros. Neste sentido, o apoio técnico da OCB/PA será muito importante para nos auxiliar com os cursos de qualificação profissional, indispensáveis para o aprimoramento das nossas atividades. Queremos ter iguais condições de concorrência com os aplicativos, mas precisamos também nos adaptar Às novas dinâmicas de mercado”, completou o presidente.

 

Já em Curralinho, o analista de desenvolvimento do Sistema OCB/PA, Jamerson Carvalho, esteve na AGO da Cooperativa dos Ribeirinhos Extrativistas Agroindustrial do Marajó (Sementes do Marajó). Carlos Roberto foi aclamado presidente da singular que envolve mais de 50 famílias na produção do açaí no município. O Sistema OCB/PA, solicitado, acompanhou os procedimentos regimentais da Assembleia que primou pela condução transparente e democrática de todo o processo. 

 

 

SERVIÇO

 

Para receber a diretoria da OCB/PA, deve-se enviar as solicitações para o e-mail secretariaparacooperativo.coop.br com a data e os respectivos editais. No mês de abril, o Sistema OCB/PA irá realizar a AGO do setor, reunindo todas as cooperativas do Estado.

 

 

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.