D’Irituia ganha chamada pública da UFRA

 

Alunos, professores e servidores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) consumirão diariamente a produção orgânica rural proveniente de Irituia. Após vencer chamada pública da Universidade, a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares Irituienses (D´Irituia) fornecerá 11 itens entre hortaliças e frutas para o campus de Belém. O reitor geral Marcel Botelho visitou a singular, juntamente com o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, para oficializar a parceria.

 

A D’Irituia foi uma das contempladas na chamada que abastecerá o restaurante universitário de Belém a partir de fevereiro. Os produtos são caruru, couve, jambu, macaxeira, abóbora, coentro, cebolinha, limão, melancia e banana. O valor total da chamada, ocorrida na modalidade compra institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), chega a quase R$ 35mil.

 

“Já tínhamos uma parceria de aspecto extensionista com a Universidade que, desde a origem da organização firmada entre os agricultores associados à D’Irituia, nos auxiliou ao desenvolvimento técnico e produtivo. Agora também teremos uma parceria comercial para fomento econômico da cooperativa”, reiterou o Diretor da D’Irituia e professor da UFRA, José Romano.

 

 

Na última terça (29), o reitor Marcel Botelho visitou a sede da cooperativa, acompanhado de dois pró-reitores, Marcelo Robson e Saulo Luis, o grupo de pesquisa Communitas/CCP, o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol e do pesquisador da Embrapa, Oswaldo Kato. Na ocasião, discutiu-se sobre a ampliação das ações conjuntas entre as entidades para beneficiar o cooperativismo agropecuário no Estado.

 

“O acordo de cooperação técnica estabelecido entre a UFRA e o Sistema OCB/PA vem se mostrando bastante efetivo, com resultados verdadeiramente práticos. Nosso desejo é que as demais instituições de ensino superior, assim como os gestores vinculados tanto ao âmbito municipal quanto estadual se espelhem nesse modelo para que também cumpram a legislação prevista para a aquisição de alimentos junto à agricultura familiar da respectiva região”, enfatizou Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.