OCB/PA atenderá presencialmente todas as regiões do Estado

 

O cooperativismo já é uma realidade em praticamente todos os 144 municípios do Pará, Estado com área maior de 1milhão km2. Abranger todas as mesorregiões paraenses é um desafio que o Sistema OCB/PA planeja alcançar com o Projeto Estruturador “OCB Itinerante”, que levará o atendimento presencial da entidade a seis polos regionais em 2019: Parauapebas, Paragominas, Belém, Capanema, Santarém e Altamira.

 

Serão disponibilizados todos os serviços de rotina oferecidos às cooperativas relacionados às áreas de monitoramento, formação profissional e promoção social. O objetivo é ampliar o acompanhamento presencial do Sistema às regiões mais afastadas da capital, atuando na estruturação e orientação acerca dos registros dos atos, elaboração de viabilidade econômica, relação com o poder público, registro na OCB/PA e cursos de capacitação sobre cooperativismo.

 

“Diariamente, recebemos cooperativistas de vários municípios do Estado na sede em Belém. No entanto, sentíamos a necessidade de aproximar ainda mais a equipe finalística das singulares para conhecer suas realidades com maior propriedade e, assim, auxiliar em seu desenvolvimento. Apresentamos o Projeto para os conselhos da OCB/PA e do SESCOOP/PA, tendo a aprovação em ambas as casas”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

A primeira cidade a receber o projeto será Parauapebas entre os dias 18 e 22 de fevereiro. Já em abril, a capital do Estado será a alcançada do dia 22 a 26 por ocasião de um evento histórico para o cooperativismo que reunirá singulares de todos os municípios. Em junho, Santarém será a beneficiada dos dias 24 a 28. No mês de agosto, o projeto chega a Capanema entre os dias 26 e 30. Finalizando o ano, Paragominas em outubro e Altamira em novembro receberão o Sistema OCB/PA.

 

Dentro da programação, estão previstas palestras de orientação sobre os processos de registro e arquivamento na Junta Comercial do Pará (JUCEPA), encaminhamentos sobre a viabilidade econômica para grupos interessados em constituir cooperativas. Haverá capacitações sobre os módulos básicos do cooperativismo, emissão de certificados de regularidades, regularizações de cooperativas não registradas ou inadimplentes, levantamento de demanda das cooperativas, assim como instruções sobre certificações nas esferas municipal, estadual e federal.

 

“Seguiremos esse mesmo modelo de atividades em cada ponto escolhido para a realização do Projeto OCB Itinerante, adequando-se, evidentemente, às especificidades de cada região e para o que demandam. Nosso propósito é ser bastante assertivos nas ações, auxiliando nossas cooperativas o máximo possível”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Os principais articuladores da OCB Itinerante serão os representantes de ramo ligados aos conselhos da Unidade Estadual. Em Parauapebas, por exemplo, a representante do ramo turismo e cooperada da Cooperture, Áldina Chaves, mobilizará as Cooperativas. O local ainda está sendo definido, mas terá espaço físico para receber ações simultaneamente. Já está previsto no cronograma para o município os cursos do módulo doutrinário, conselho de administração, governança e conselho fiscal. No encerramento, o Sistema OCB/PA participará do 1º Congresso de Mineração da Região de Carajás.

 

“Será uma programação estruturada especialmente para as cooperativas, mas também aberta para o público em geral que pretende conhecer o cooperativismo como uma forma de empreendedorismo coletivo eficiente. Neste sentido, é necessário que reconheçam o papel do Sistema OCB/PA como entidade máxima de representação do setor e das ferramentas que dispõe para auxiliar o crescimento das singulares. O objetivo é tornar a entidade mais presente nas seis regiões do Estado”, completou o presidente Raiol.

 

Entidades

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (SESCOOP) é entidade responsável pela capacitação e aperfeiçoamento das cooperativas. Sua missão é organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional e a promoção social dos trabalhadores e dos cooperados em todo o território nacional. Já a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado (OCB) é o órgão máximo de representação das cooperativas no país. Entre suas atribuições, é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.