Cooperativas realizam a 1ª Feira Estadual do Setor

A FENCOOP, promovida pelo Sistema OCB/PA, terá exposições, palestras e oficinas  com o tema “Tendências de Empreendedorismo Coletivo”

 

 

O cooperativismo, modelo econômico já utilizado por quase 100mil paraenses, é a tendência de negócios em 100 países, congregando 1bilhão de pessoas no mundo. Pela primeira vez na história do Estado, o setor mostra seu potencial através da Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP). O objetivo é difundir para a população os produtos e serviços das cooperativas, os segmentos econômicos em que atuam, assim como orientar em quais destes os profissionais autônomos podem empreender.

 

O evento ocorre entre os dias 24 e 26 de abril na Estação das Docas com a promoção do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA). Participam singulares de todos os municípios paraenses. Ocorrerão exposições, palestras, oficinas, rodadas de negócios e apresentações culturais.

 

Cooperativas de todos os ramos de atividades econômicas presentes no Pará estarão representadas na Feira: A região nordeste, com os seus produtores de soja; a região metropolitana, reconhecida por suas singulares de saúde e crédito; o oeste e seus agricultores familiares; o sul e sudeste que concentram garimpeiros da baixa mineração são alguns dos exemplos.  No total, são mais de 220 cooperativas dispostas nos ramos trabalho, infraestrutura, educacional, agropecuário, crédito, consumo, mineração, saúde, transporte e produção.

 

“O cooperativismo já contribui com o desenvolvimento socioeconômico do Pará há aproximadamente 90 anos. Pela primeira vez em sua história, o setor realizará um evento em grandes proporções para se apresentar oficialmente a toda sociedade paraense: A FENCOOP. Será uma oportunidade especial para conhecer de perto os cases que apontam as cooperativas como a bola da vez”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Atualmente, 88mil pessoas estão cooperando através do cooperativismo, além de quase 5mil empregados. Em 2018, o número de profissionais autônomos que decidiram apostar no cooperativismo cresceu 25%. Os resultados obtidos pelo setor comprovam a cooperação como o modelo socioeconômico mais promissor no atual horizonte econômico, justificando-se a temática escolhida para esta primeira edição: “Tendências de Empreendedorismo Coletivo”.

 

Dentro da programação informativa, ocorrerão palestras sobre cooperativismo, tratando sobre o cenário econômico, cases de pioneirismo, inspiração e superação, assim como vantagens do crédito cooperativo e oficinas de como constituir uma cooperativa. Já na programação cultural, singulares de turismo, educação e artesanato apresentarão os elementos que compõem a cultura paraense.

 

Vantagens

 

O cooperativismo apresenta inúmeras vantagens obtidas através da coletivização e união em prol de interesses econômicos comuns, tais como o posicionamento mais competitivo dentro do mercado, ampliação de escala produtiva, divisão de despesas, aumento do poder de barganha, uso comum de sistemas e infraestrutura, acesso a mercados maiores e ganhos proporcionais. A Feira de Negócios cumprirá a missão de apresentar todas essas vantagens, orientar os pretensos ingressos a cooperativas e, em especial, promover um ambiente favorável de negócios para as singulares expositoras.

 

“Nosso objetivo é promover, através da Feira de exposições, o reconhecimento do cooperativismo pela sociedade paraense e do quanto este influencia positivamente a economia estadual, seguindo a visão institucional da OCB: Fazer o setor conhecido por sua competividade, integridade e pela felicidade que gera aos envolvidos. Paralelamente, a geração de novos negócios para as cooperativas é também outro objetivo a ser alcançado através da exibição de seus produtos e serviços”, completa Raiol.

 

A expectativa é que a Feira receba aproximadamente 10mil pessoas ao longo dos três dias,  ampliando o reconhecimento do setor cooperativista. Na oportunidade, se fará o lançamento de novos produtos diretamente aos consumidores em potencial.

 

Serviços: 1ª Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (FENCOOP) – De 24 a 26 de abril na Estação das Docas.

 

 

 

.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.