Fencoop promoverá programação aberta ao público

Em abril, as cooperativas estarão no palco principal da Estação das Docas, expondo para toda a população paraense seus produtos e serviços. Diversas atividades estão sendo preparadas para os três dias de programação, como palestras, orientações e rodadas de negócio. Na abertura, o Diagnóstico do Cooperativismo Paraense 2018 será apresentado e os concluintes da pós-graduação em Gestão de Cooperativas serão certificados. 

           

A abertura da Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP) ocorre no dia 24 de abril às 19h, com a participação de todas as cooperativas, lideranças do setor, autoridades políticas e de instituições estratégicas. Na ocasião, será feito o lançamento do Diagnóstico com os dados obtidos ao longo do último ano e já consolidados com as próximas diretrizes para o cooperativismo.

 

A exposição das cooperativas inicia logo após a cerimônia de abertura, seguindo até 22h. Nos dias 25 e 26, a exposição inicia às 14h.  O objetivo é trazer ao conhecimento do público em geral como o cooperativismo está presente no dia a dia do paraense, desde os produtos que consome aos serviços que utiliza. Para as cooperativas, também será uma oportunidade de fazer novos negócios. 

 

Nas laterais do espaço, ficarão os corredores do ramo agropecuário, com nove singulares representando as mais de 60 registradas no Sistema OCB/PA, e do ramo crédito, com os 3 sistemas presentes no Pará. Já no centro do espaço, estarão os stands dos ramos trabalho, mineral, produção, consumo, infraestrutura, educação, transporte e saúde. A OCB/PA também terá stand onde prestará atendimentos a interessados em conhecer melhor o cooperativismo, o passo a passo para constituir cooperativas ou como regularizá-las.

 

“Pela primeira vez na história do Estado, mostraremos o nosso potencial de uma forma mais expressiva através da Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP). O paraense já se alimenta conosco, é transportado, atendido e beneficiado pelo trabalho das cooperativas. Porém, a maioria não sabe disso. Chegou o momento de toda a população conhecer quem somos e como podemos transformar a realidade socioeconômica do Pará por meio da cooperação”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

No dia 25, a partir das 09h, a FENCOOP promoverá curso acerca das atualizações sobre o E-Social. A plataforma exige um novo posicionamento em relação às documentações legais que devem ser entregues ao Governo Federal. As empresas e cooperativas precisam se adequar às mudanças nas áreas financeira, jurídica, contábil, recursos humanos e segurança do trabalho. Pela parte da tarde, às 14h, as singulares registradas e adimplentes se reunirão em Assembleia Geral Ordinária (AGO) para deliberar sobre os rumos do cooperativismo paraense.

 

Já no dia 26, último dia da Fencoop, a programação será voltada para a gestão de cooperativas com palestra sobre vendas e liderança. A partir das 09h, será ministrada a palestra “Venda de Sucesso - Negócio Fechado em Venda” e a partir das 14h, a palestra “Liderança Inspiradora de Resultados”.

 

 

 

 

O Setor

 

Atualmente, 88mil pessoas estão cooperando através do cooperativismo, além de quase 5mil empregados. Em 2018, o número de profissionais autônomos que decidiram apostar no cooperativismo cresceu 25%. Os resultados obtidos pelo setor comprovam a cooperação como o modelo socioeconômico mais promissor no atual horizonte econômico, justificando-se a temática escolhida para esta primeira edição: “Tendências de Empreendedorismo Coletivo”.

 

O cooperativismo apresenta inúmeras vantagens obtidas através da coletivização e união em prol de interesses econômicos comuns, tais como o posicionamento mais competitivo dentro do mercado, ampliação de escala produtiva, divisão de despesas, aumento do poder de barganha, uso comum de sistemas e infraestrutura, acesso a mercados maiores e ganhos proporcionais. A Feira de Negócios cumprirá a missão de apresentar todas essas vantagens.

 

A expectativa é que a Feira receba aproximadamente 10mil pessoas ao longo dos três dias. “Nosso objetivo é promover, através da Feira de exposições, o reconhecimento do quanto este influencia positivamente a economia estadual, seguindo a visão institucional da OCB: Fazer o setor conhecido por sua competividade, integridade e pela felicidade que gera aos envolvidos”, completa Raiol.

 

Serviços: 1ª Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (FENCOOP) – De 24 a 26 de abril na Estação das Docas.

 

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.