Seminário Internacional discute mercado para cooperativas agropecuárias

 

Às vésperas da 1ª Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), as singulares agro adiantarão os debates acerca da consolidação no mercado com o Seminário Internacional sobre o Cooperativismo Agropecuário Paraense. A programação ocorre entre os dias 22 e 23 de abril no IFPA, campus Castanhal. Participam palestrantes da Universidade de Alicante (Espanha), universidades locais, SEDAP, OCB Nacional, MDS, FECOAGRO e instituições financeiras.

 

Será uma semana intensa para as cooperativas do ramo atuantes nos 144 municípios paraenses. A temática da programação é uma continuidade do planejamento desenvolvido para o segmento, contemplando a organização produtiva, estratégias para ampliação de competitividade e, consequentemente, consolidação de mercado.

 

Na abertura do evento (22), o representante do ramo no Sistema OCB/PA, Ivan Saiki, apresenta o cenário das cooperativas paraenses, seguido pelo titular da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (SEDAP), Hugo Suenaga. O Secretário apresentará o Plano que está sendo desenvolvido para fomento da agricultura familiar. No mesmo dia, o reitor da UFRA, Marcel Botelho, e o diretor geral do IFPA, Adebaro Reis, discutem sobre como a academia vêm contribuindo na preparação das cooperativas para o mercado.

 

Seguindo demandas das próprias singulares que buscam financiamento para aquisição de infraestrutura logística, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá oportunidade para apresentar seus programas e linhas de crédito. “Será uma ação pontual e assertiva com base na necessidade que já levantamos junto às cooperativas. Nossa intenção é que efetivem operações de crédito para colhermos resultados concretos nas nossas tratativas”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Outro destaque no primeiro dia será a palestra do Diretor Executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (FECOAGRO), Ivan Ramos. A Federação reúne, além da  Central Aurora Alimentos, mais 10 cooperativas singulares e presta serviços nas áreas de compras conjuntas. Os principais insumos e produtos de abastecimento são distribuídos pelas filiadas aos seus associados.

 

Já no segundo dia (23), o destaque é a apresentação da Coordenação de Aquisição e Distribuição de Alimentos, ligada ao Ministério da Cidadania, sobre o Cenário das Compras Públicas no Pará. Fechando o evento, a gerente da cooperativa COOPEGRO de Alicante, Maria Morell Frau e o professor da universidade na mesma província espanhola, Daniel Goméz, falam sobre experiências de êxito, cenários e percepções através de palestras e oficinas.

 

“O evento foi estruturado com base em cada necessidade identificada através das nossas ferramentas: Diagnóstico, PAGC, PDGC e GESCOOP. Chegou o momento de realmente nos posicionarmos como protagonistas que somos e assumir a liderança no mercado regional. Temos potencial para isso, sim. Basta colocarmos em prática o princípio que nos define em essência: a cooperação. Juntos somos mais fortes e chegamos mais longe”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

Confira a programação completa:

 

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.