FENCOOP apresentou a força do cooperativismo no Pará

A Feira de Negócios do Cooperativismo apresenta o segmento em programação aberta ao público na Estação das Docas

 

 

 

 

Ao longo de quase 90 anos, as cooperativas estão juntas ao povo paraense, cuidando de sua saúde, trazendo o alimento do campo para a sua mesa, transportando seus filhos, financiando os seus sonhos. Mesmo com toda essa relevância socioeconômica, o reconhecimento do setor ainda é pouco evidenciado. Esse quadro começa a mudar com a Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), evento promovido pelo Sistema OCB/PA durante esta semana que reúne cooperativas de todo o Estado no centro da capital paraense.

 

De quarta (24) a sexta (26), as singulares expõem seus produtos e serviços para a população, divulgando os diferenciais competitivos do segmento econômico. Na abertura oficial, participaram autoridades políticas, acadêmicas, instituições parceiras estratégicas, líderes cooperativistas, representantes de unidades estaduais do Sistema OCB/PA e instituições com potencial comercial dos produtos cooperativos.  

 

No dispositivo oficial de abertura, estiveram o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PA, Sebastião Campos, a representante do Governo, deputada estadual Nilse Pinheiro e o representante da OCB Nacional, João Pietro. Na ocasião, foi lançado o 2º Diagnóstico do Cooperativismo Paraense, documento que trouxe dados consolidados para apresentar o setor ao público.

 

No Pará, estão atuando regularmente 215 cooperativas, 93.514 cooperados e 3.854 empregados. Em número de cooperativas, os destaques são o ramo transporte, agropecuário e trabalho. Em número de cooperados, lideram os ramos mineral, crédito e agropecuário.

 

 

“Chegou o momento de ultrapassarmos as barreiras do desconhecimento e abrirmos espaço para o potencial do cooperativismo, antes implícito, mas, agora, urgente. Estamos vivendo uma nova era, um novo tempo para o nosso Estado.  É um momento de abertura de fronteiras que ficará gravado na nossa história e cada pessoa presente foi testemunha”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA.

 

Em seu pronunciamento, a deputada Nilse Pinheiro destacou as articulações junto ao Sistema OCB/PA para ampliar os avanços políticos em prol das cooperativas. Na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da quarta (24), a parlamentar recolheu assinaturas de deputados para projeto de resolução para implemento da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo do Estado do Pará.

 

Na oportunidade, o Sistema OCB/PA assinou um termo de cooperação técnica com a Rede de Cooperação pela Segurança e Sustentabilidade RCS2, assumindo o compromisso de contribuir para a promoção da paz nos bairros de Belém, promovendo ações de desenvolvimento do cooperativismo.  Finalizando a cerimônia de abertura, também foi feita a certificação dos alunos concluintes do 2º MBA em Gestão de Cooperativas, promovido pelo SESCOOP/PA. Foram certificados 22 cooperativistas que atuam como colaboradores, conselheiros, diretores e presidente de singulares paraenses.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Ao longo de 3 dias, a população paraense pode conhecer o que há de melhor em produtos e serviços de cooperativas. São 20 estandes montados com cerca de 50 cooperativas representando os ramos educação, mineração, transporte, crédito, consumo, saúde, especial, agropecuário, produção, trabalho, turismo e lazer.

 

A Feira é uma oportunidade para reforçar a capilaridade econômica do cooperativismo, representando diversos municípios: A região nordeste, com os seus produtores de soja; a região metropolitana, reconhecida por suas singulares de saúde, transporte e crédito; o oeste e seus agricultores familiares e educadores; o sul e sudeste que concentram garimpeiros da baixa mineração.

 

 

 

“São vários sonhos envolvidos em forma de empreendimentos cooperativistas dos 4 cantos deste Estado. É chegada a hora de nos unirmos para fazermos cooperativas grandes. O cooperativismo está de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento da população paraense. Juntos somos mais fortes e podemos ir mais longe”, afirmou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Nesta quinta (25), a FENCOOP promoveu curso acerca das atualizações sobre o E-Social. A plataforma exige um novo posicionamento em relação às documentações legais que devem ser entregues ao Governo Federal, obrigando empresas e cooperativas a se adequarem às mudanças nas áreas financeira, jurídica, contábil, recursos humanos e segurança do trabalho. Pela parte da tarde, às 14h, as singulares registradas e adimplentes se reúnem em Assembleia Geral Ordinária (AGO) para deliberar sobre os rumos do cooperativismo paraense.

 

Já no dia 26, último dia da FENCOOP, a programação será voltada para a gestão de cooperativas com palestra sobre vendas e liderança. Pela manhã, será ministrada a palestra “Venda de Sucesso - Negócio Fechado em Venda” e, pela tarde, a palestra “Liderança Inspiradora de Resultados”.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.