FENCOOP fomentou mais de R$ 2 milhões para cooperativas

Imprimir

 

Geração de novos negócios, reconhecimento por parte da sociedade paraense e avanços na representação política foram alguns dos expressivos resultados gerados pela Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP). A programação recebeu cerca de 5 mil pessoas ao longo dos dias 24 a 26 de abril na Estação das Docas. No total, a FENCOOP movimentou R$ 2,3 milhões para as cooperativas.

 

O Sistema OCB/PA fez uma pesquisa para mensurar o impacto comercial gerado pela FENCOOP. Do volume de negócios gerados, 26% foram acima de R$ 50 mil, 4% até R$ 40 mil, 18% até R$ 30 mil, 26% até R$ 10 mil reais e 26% de negócios gerados até R$ 1 mil reais. Outro dado importante foi a geração de oportunidade de negócios futuros para 96% dos expositores.

 

“Na análise feita, a idade dos nossos visitantes impacta diretamente em possíveis novos negócios, uma vez que estão na margem da população economicamente ativa. O nível de escolaridade também foi avaliado, pois, além da boa experiência com o que foi exposto, os consumidores demonstraram preocupação com o produto que consomem, tanto em qualidade quanto na forma de produção deles”, ponderou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Um ponto importante foi a geração negócios por meio da intercooperação, uma vez que aproximadamente 50% dos visitantes foram cooperados de outras cooperativas. No total, 32% dos visitantes já utilizam produtos de cooperativas e 63% após visitarem a 1ª FENCOOP demonstraram interesse em utilizar. Dentro desse número, 45% dos visitantes se demonstraram surpresos com a variedade e qualidade dos produtos e serviços que as cooperativas ofertam. Em relação ao nível de satisfação, 96% dos expositores estão muito satisfeitos ou satisfeitos com a 1ª FENCOOP e com sua organização.

 

Para as singulares dos ramos agropecuário, mineração e especial, a Feira proporcionou comercialização direta dos produtos. Já para cooperativas de saúde, crédito, transporte, trabalho, turismo e lazer, a FENCOOP foi uma oportunidade para prospecção de associados e clientes. Em relação às educacionais e produção, além de prospecção de negócios futuros, o ganho também foi em visibilidade, uma vez que a feira recebeu visitantes do Estado todo.

 

“Os dados são bastante relevantes, pois mostram que a FENCOOP gerou  resultados expressivos para a expansão dos negócios das cooperativas.  A partir dessas informações, construiremos o planejamento das próximas edições sempre pensando em como potencializar o evento e gerar impactos positivos ainda maiores”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.