25 anos de Sicoob COOESA!

 

 

 

Com uma história construída por várias mãos, a Sicoob Cooesa vem contribuindo para abrir as portas do cooperativismo financeiro para a população paraense. A cooperativa comemora 25 anos de sucesso com mais de 3 mil cooperados, posicionando-se como uma das mais relevantes alternativas de crédito no Estado. Parabéns Sicoob Cooesa!

 

Em 1994, o paraense sentia no bolso os efeitos de uma inflação exorbitante. Nesse cenário de crise, 42 funcionários da Alepa tiveram uma grande ideia: cooperar. Foi então que surgiu a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Sicoob Cooesa). Hoje, a cooperativa possui pontos de atendimento em Castanhal, Santarém e três agências em Belém. Há ainda projetos para atingir outros municípios como Bragança, Monte Alegre e os demais da região do Tapajós.

 

“Nascemos em um momento de crise e tivemos a necessidade de nos organizar. O cooperativismo tem esse impulsionamento de se reinventar sempre. Durante este tempo todo, nos reinventamos. Éramos específicos da Assembleia Legislativa, depois ampliamos para os servidores de todo o Estado e, hoje, somos de livre admissão. Qualquer cidadão pode se tornar associado da cooperativa. Eu, que sou sócia fundadora, sinto muito orgulho em participar deste momento”, afirma a presidente da Sicoob Cooesa, Francisca Uchôa.

 

A cooperativa oferece todos os serviços de uma rede bancária tradicional, tais como conta corrente, poupança, financiamentos, convênios (arrecadações), consórcios, seguros, câmbio, cartões de crédito e caixas eletrônicos. É uma instituição financeira controlada pelo Banco Central do Brasil como qualquer banco, porém, com algumas e vantagens. Ao invés de um único dono, os clientes, ao se associarem, também se tornam donos do negócio. É um empreendimento coletivo regido de forma democrática por assembleias gerais dos clientes-sócios que decidem, por exemplo, as taxas de juros, os integrantes da diretoria e ainda dividem o lucro anual proporcionalmente.

 

 “A Cooesa tem 25 anos de existência em prol do desenvolvimento da sociedade paraense através do crédito e o Sistema OCB/PA parabeniza os cooperados por essa importante história de cooperação. Todos os ramos do cooperativismo dependem de um acesso justo a serviços financeiros. Seja um produtor do campo, um empreendimento educacional, de transporte, de saúde, enfim. Contamos com a continuidade e expansão desse apoio ao crescimento econômico das outras atividades, o que se reflete nos mais diversos benefícios sociais”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.