Dia C 2019: Pará terá 5 grandes celebrações

 

 

A semente da cooperação, plantada em 2014 no município de Santarém, se proliferou por todos os municípios paraenses e cresce a cada ano, agregando novos parceiros. Em 2019, serão cinco grandes celebrações em regiões diferentes, além de outros projetos estruturados pelas cooperativas. Recebem a ação Santarém, Castanhal, Irituia, Paragominas e a grande novidade será o Dia C em Altamira!

 

O objetivo da campanha Dia de Cooperar é justamente criar uma corrente de voluntariado para disseminar os princípios cooperativistas na prática. São realizadas ações de cunho social em diversas áreas, como cidadania, cultura, saúde, esporte e lazer. O plano de atuação do Sistema OCB/PA é pulverizar a cultura da cooperação, fazendo com que as cooperativas, inicialmente apoiadoras, se tornem as protagonistas, promovendo grandes celebrações por todo o Estado.

 

“Muitos municípios não conhecem o cooperativismo. Consomem os produtos sem saber que são de cooperativas ou mesmo os benefícios sociais por trás de tudo isso. Queremos aos poucos fazer esse processo de transformação, conscientizando o povo paraense sobre a importância do segmento na geração de renda, emprego e na difusão da cultura da cooperação em uma sociedade marcada pelo individualismo”, explicou o coordenador da campanha no Pará, Diego Andrade.

 

A campanha inicia em Irituia, no dia 21 de junho. As realizadoras serão as cooperativas Cooapemi e D’irituia, com o apoio de parceiros estratégicos. A intenção é promover um momento de promoção da agricultura familiar, agregando também as universidades para discutir sobre produção, agroecologia e Sistemas Agroflorestais (SAFS). Além desse aporte técnico, projeta-se a realização de atividades de cidadania e saúde.

 

Já no primeiro sábado de julho, haverá três grandes eventos simultâneos em Santarém, Castanhal e Altamira. Santarém já chega ao sexto ano realizando a atividade. As cooperativas Sóstenes, Sicredi Norte MT/PA, Unimed Sul, MuiraquitãCoop, Ccampo e Central Oeste são as estruturadoras com o apoio da Prefeitura Municipal e Polícia Civil. Já Castanhal teve em 2018 um divisor de águas com um evento em maior proporção. A CEAC foi a realizadora e promete uma programação ainda maior neste ano. O objetivo é oferecer os mesmos serviços e potencializá-los, aumentando número de atendimentos e voluntários.

 

A novidade será a realização do evento em Altamira, com a promoção do Sistema OCB/PA e apoio das cooperativas do município. “Como nas demais edições, plantaremos a semente da cooperação também em Altamira, de modo que a marca do Dia C permaneça e perdure com o empoderamento das singulares locais. Já iniciamos a mobilização com os parceiros estratégicos para estruturar ações assertivas de acordo com as necessidades dos munícipes”, completou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Já em Paragominas, a celebração do Dia C ocorre no dia 7 de julho com o projeto Dia da Família no Parque. Em seu quarto ano seguido, a campanha entrou no calendário anual com a realização das cooperativas SICREDI Verde e COOPERNORTE.

 

O DIA C
O movimento nacional teve um ponto de partida em 2009, quando o Sistema OCB em Minas Gerais realizou o projeto inovador, desenvolvendo ações de responsabilidade social. O sucesso se tornou um projeto nacional a partir de 2013 com a realização em vários Estados. Em 2019, já são cerca de 1,5 mil cooperativas participantes, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas por edição com o trabalho de quase 122 mil voluntários.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.