OCB/PA fará diagnóstico das cooperativas de Tucuruí

 Novos negócios já estão surgindo para as cooperativas do município a partir da abertura do escritório regional. Nesta semana, o Sistema OCB/PA mediou reunião entre a Secretaria de Educação e a Cooperativa das Costureiras de Tucuruí (COOPCAT), garantindo parceria na confecção de camisas para a pasta municipal. Todas as cooperativas da região estão sendo convidadas a ir ao escritório da OCB/PA, que está produzindo diagnóstico individual com o objetivo de elaborar um plano de ação para fomentar mais negócios e intercooperação.

 

A reunião ocorreu na última terça, com a participação do representante da SEPLADES, Midson Cardoso, e o analista de desenvolvimento de cooperativas, Fagney Gomes. A diretoria da COOPCAT apresentou o negócio da cooperativa, seu funcionamento e principais dificuldades enfrentadas. Atualmente possui 20 cooperadas, mas apenas seis estão ativas apesar de dispor de uma boa infraestrutura, com várias máquinas. São desenvolvidas linhas de peças íntimas, pijamas e malharia em geral. Por falta de demanda, boa parte do maquinário está ocioso.

 

Tal necessidade de abertura de mercado, aliada ao problema logístico de transporte e a burocracia para renovação de documentos são as principais dificuldades. Para atender incialmente à demanda, o Sistema OCB/PA aproveitou a presença do secretário de educação, Roberval Rodrigues, que estava na sede, e apresentou-lhe a cooperativa. O titular vislumbrou a contratação de 700 camisas para a secretaria, como forma de apoiar as ações desenvolvidas pelas costureiras.

 

“Também propusemos o estabelecimento de parcerias com empresas locais e regionais para fomentar o aumento da produção e consequentemente dos resultados financeiros. Existem diversas empresas, até mesmo cooperativas, que atuam com transporte, educação e supermercados que podem ser potenciais clientes. Outra proposta é investir na divulgação dos serviços em mídias sociais para que a população conheça os produtos”, explicou o analista Fagney.

 

 

O DIAGNÓSTICO

 

Todas as cooperativas municipais estão sendo convidadas ao escritório para a elaboração de um diagnóstico individual e desta forma, elaborar um plano de ação de resgate. Um dos desdobramentos é se estabelecer um termo de cooperação entre as próprias cooperativas para ajuda mútua no que tange à oferta e contração de serviços e produtos.

 

“A ideia foi bem vista pelas cooperativas com quem já conversamos. Assumimos o compromisso de fazer a ponte com as demais, objetivando concretizar tal objetivo. Após o chamamento de todas as singulares e a elaboração do plano, implementaremos medidas estratégicas para a geração de novos negócios, renda e emprego para Tucuruí”, reiterou Midson.

 

O Escritório foi resultado de acordo de cooperação técnica assinada pela Prefeitura Municipal de Tucuruí, na pessoa do prefeito Arthur Brito, e o Sistema OCB/PA. O objetivo é estimular o fomento do cooperativismo na cidade.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.