Show agro recebeu mais de 12 mil pessoas

 

Com um incremento de 30% em número de expositores, a Show Agro comemora excelentes resultados na geração de bons negócios para o campo. Mais de 12 mil pessoas participaram da programação, realizada pela COOPERNORTE de 22 a 25 de maio, em Paragominas. O Sistema OCB/PA foi um dos apoiadores da Feira, que teve também a exposição dos produtos e serviços das cooperativas Coostafe, Cooperuraim, Coompag, Cacauway, Sicoob Transamazônia e Sicredi Verde.

 

Em apenas quatro edições, a Show Agro se firmou no calendário de Paragominas como um dos principais eventos do agronegócio. Para se ter uma ideia, de 2018 para 2019, o número de expositores cresceu 30%. Foram expostos maquinário, implementos agrícolas e insumos. Experimentos com espécies de grãos, como soja, girassol e milhos também foram apresentados.

 

Este ano, a Show Agro recebeu a visita do Governador do Estado, Helder Barbalho, que aproveitou o evento e anunciou o acordo entre Governo, por meio do BanPará, e Banco da Amazônia, para que a estatal seja operadora do FNO em todo o estado do Pará. “Assim, o BanPará firma seu papel de agência de desenvolvimento, além de usar o seu ativo para emprestar a créditos subsidiados, ampliando a oferta de recursos disponíveis para o Estado.” Discursou Helder Barbalho.

 

A novidade neste ano foi a irrigação por gotejamento que pode ser a solução para quem quer economizar na plantação, aumentar a eficiência e colaborar com a preservação do meio ambiente. A programação também contou com palestras voltadas para o agronegócio. “O intuito da Show Agro é fomentar o agronegócio, é aproximar todas as cadeias produtivas para que as pessoas possam ver aqui, de perto, tecnologia, informação e inovação”, resumiu Basílio Carloto, presidente da Coopernorte.

 

 

“Para nós, é uma grande satisfação acompanhar o crescimento da Coopernorte e da Show Agro. É um evento que mostra a importância da união, da informação e da inovação na prática, possibilitando um intercâmbio de saberes entre os participantes. Isso é fundamental para o desenvolvimento tanto do nosso cooperativismo como de todo o nosso Estado", enfatizou Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

Pelo segundo ano, a Show Agro premiou o melhor stand, levando em conta vários pontos, tais como limpeza, inovação, atendimento, organização. Nesta edição, a Stara levou o troféu “Melhor Stand”, pelo projeto desenvolvido de reaproveitamento dos materiais usados, destacando-se pela sustentabilidade.

 

COOPERATIVAS

 

Com apenas 3 anos, sendo 2 anos de capacitação e 1 ano de produção e comercialização, a Coompag levou produtos e a vontade de trocar informações. “Tudo aqui é show: desde a parte agrícola até as cooperativas ou não que vêm aqui saber sobre o nosso trabalho. É uma grande troca de informações, experiências e conhecimento. Vendemos, demos brindes, fizemos experimentos e as pessoas puderam comprovar a qualidade do nosso adubo”, comentou Ivanilson Nunes, diretor comercial da Coompag.

 

Com uma história singular de superação e recomeço, a primeira cooperativa de detentas do Brasil, a Coostafe, apresentou um pouco da sua arte, que além de embelezar os lares das pessoas, leva esperança para 20 mulheres do Centro de Recuperação Feminino de Ananindeua. “Precisamos olhar para as pessoas que vivem no cárcere como seres humanos, o cooperativismo dá mais essa prova de que é possível reintegrar, socializar, valorizar e prover o sustento de todos que puderem abraçá-lo”, afirmou Carmem Botelho, fundadora da Coostafe.

 

 

 

De maneira muito simples e atenciosa, a cooperada e uma das fundadoras da Coostafe, Domingas Dourado, encantou-se com a Show Agro. “É a primeira vez que participo de uma Feira como esta. As pessoas gostaram do nosso trabalho e nos receberam de braços abertos aqui. Gostei de tudo!”, contou.

 

Também estreando na Show Agro, Sérgio da Silva, cooperado da Cooperuraim, que produz hortaliças, frutas e polpa de frutas, considerou um evento enriquecedor. “É o meu primeiro ano aqui na Feira e, para mim, foi muito valioso, conversamos com vários parceiros, trocando conhecimento, vimos várias técnicas de irrigação, maquinário. Realmente, é um evento de agronegócio de verdade”, revelou.

 

Com um chocolate genuinamente amazônico, a Cacauway levou o sabor do cacau e do chocolate da Transamazônia para Paragominas e conquistou os participantes. As amêndoas crocantes com açúcar mascavo, chocolate 70% e produtos sem soja foram os queridinhos da Feira. “Mesmo que as pessoas não conheçam os nossos produtos, ao experimentá-los se apaixonam e trazem sempre mais uma pessoa”, disse Luana Barros, gerente comercial da Cacauway Belém.

 

 Texto: Ísis Margalho, com informações da ASCOM Show Agro

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.