UFRA e OCB/PA projetam expandir patamar do ramo agro

 

O conhecimento científico, aliado a ações assertivas de fomento, é a aposta da parceria entre o Sistema OCB/PA e a UFRA para elevar o nível de organização, competitividade e gestão das cooperativas agropecuárias. Como desdobramento do acordo de cooperação técnica entre as entidades, serão realizados projetos de pesquisa e extensão dentro das singulares com foco nas demandas identificadas pelo Diagnóstico do Cooperativismo Paraense. É o primeiro Programa Institucional de Bolsas com este formato no Brasil.

 

O acordo de cooperação técnica foi assinado em 12 de abril de 2018. Desde então, já foram realizadas diversas ações em conjunto para fortalecimento do setor. O planejamento estratégico da parceria foi construído com base em etapas que fecham um ciclo virtuoso com o objetivo de atender diretamente as necessidades das cooperativas.

 

A primeira etapa foi a construção do Diagnóstico do Cooperativismo Paraense, que contou com a colaboração de quatro estagiários dos cursos de agronomia, engenharia ambiental, letras em libras e bacharelado em Sistema de Informação. Os alunos entraram em contato com as singulares, coletando os dados e consolidando a estrutura do Diagnóstico. Na segunda etapa, a UFRA e o Sistema OCB/PA farão uma análise detalhada das principais demandas identificadas no documento, assim como as medidas necessárias.

 

Na terceira etapa, a UFRA fará a apresentação do Diagnóstico à comunidade acadêmica pertencente aos seis campi da Universidade, apontando as demandas das cooperativas e dialogando com os professores acerca das possibilidades dos projetos de pesquisa e extensão. Com base nos resultados obtidos nessas reuniões, a instituição publicará edital para que os professores se candidatem e iniciem os projetos.

 

“Iremos construir, junto com os profissionais da Ufra, as propostas para desenvolvimento das cooperativas. Esperamos que se tenham diversos projetos a serem fomentados com as bolsas de extensão. Por certo, será uma possibilidade única de aprendizagem para os graduandos e, para as cooperativas, o caminho para o aprimoramento de suas atividades”, explicou o pró-reitor adjunto de extensão e gestor do termo de cooperação entre UFRA e Sistema OCB/PA, Jonas Castro.

 

O edital já está em processo de escrita e a previsão é que seja publicado em agosto. No mesmo mês, a Universidade e o Sistema OCB/PA realizarão uma programação voltada para as cooperativas do ramo no município de Paragominas, marcando o lançamento oficial do edital. O programa prevê a contratação de bolsistas que desenvolverão suas atividades com a tutela e acompanhamento dos professores coordenadores. Serão beneficiados todos os municípios pertencentes ao raio de atuação da UFRA.

 

A expectativa é atender de 50 a 70 cooperativas com bolsistas de extensão que poderão atuar dentro das cooperativas. Para viabilizar o Programa Institucional de Bolsas, será feita a assinatura de um novo convênio para, em virtude do repasse de recursos a serem feitos pelas cooperativas e pelo Sistema OCB/PA.

 

“O projeto mostra a efetividade da parceria com a UFRA, que é a mais antiga Instituição de Ensino Superior e Pesquisa Científica na área de Ciências Agrárias da região. Isso confere credibilidade ao sistema, garantindo que as cooperativas receberão o suporte de acadêmicos bem preparados, acompanhados por uma equipe docente referencial no Estado”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

 

DIAGNÓSTICO

 

De acordo com dados do Diagnóstico, 42% das cooperativas agropecuárias apontaram a verticalização do empreendimento como sendo o seu principal eixo de dificuldade enfrentada, seguida do Acesso ao Mercado (38%) e Organização Social (31%).  Um dos projetos já vislumbrados pela UFRA é a criação de um aplicativo para potencializar a venda da produção agropecuária familiar.

 

Com a ferramenta, o pequeno agricultor poderá fazer a foto da sua produção, postar diretamente, ou através da cooperativa, no aplicativo e o consumidor terá acesso ao preço e ao ponto de venda mais próximo.  O objetivo é dar publicidade ao produto nessa plataforma e-commerce, voltando-se tanto para o consumidor final quanto para mercados, supermercados e restaurantes.

 

Outra demanda identificada no Diagnóstico é a Gestão. No total, 58% das cooperativas agropecuárias apontaram este eixo como dificuldade prioritária. Para saná-la, estão sendo estruturadas propostas de especialização EAD em Tecnologia em Gestão de Cooperativas, especialização em Agricultura orgânica e certificação da produção, assim como especialização em Agronegócio. Os cursos estão em fase de planejamento com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PROPED) e Sistema OCB/PA.

 

“Esse é o próximo passo da parceria. Queremos ampliar a qualificação técnica dos cooperados, fazendo esse elo com a própria tecnologia aplicada ao produto. Já temos propostas de especializações que serão efetivadas em convênios futuros para o fortalecimento das cooperativas. A agropecuária é a base econômica da maioria dos municípios paraenses e acreditamos que o modelo cooperativo é a melhor forma de organização do pequeno produtor”, afirmou o reitor da UFRA, Marcel Botelho.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.