Mestrado Profissional promove intercâmbio à CAMTA

 

 

As áreas de plantação cacaueira em Tomé-Açu foram a sala de aula para a turma de Mestrado Profissional Cooperativista. Na última semana, os alunos conheceram os Sistemas Agroflorestais (SAFs) como parte da Disciplina de Fundamentos em Agroecossistemas, realizando intercâmbio no município sede da primeira cooperativa agrícola do Pará.

 

A CAMTA é referência nesse sistema produtivo. Baseia-se na sucessão ecológica em que árvores exóticas ou nativas são consorciadas com culturas agrícolas. Os SAFs otimizam o uso da terra, conciliando  a preservação ambiental com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para a produção agrícola.

 

“Foi uma experiência bastante proveitosa. Passamos a semana inteira em Tomé-Açu, absorvendo tanto o conhecimento prático quanto o teórico desses produtores que são referência em agroecologia. É um modelo que deve ser replicado para outras regiões como forma de potencializar a produtividade e preservar o meio-ambiente”, enfatizou o mestrando Diego Andrade.  

 

O curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares tem como objetivo geral formar profissionais, visando o desenvolvimento rural sustentável. Está estruturado com as disciplinas obrigatórias: Desenvolvimento Rural, Territorialidade e Políticas Públicas; Fundamentos dos agroecossistemas; Fundamentos em Gestão de Empreendimentos Agroalimentares; Metodologia de Pesquisa Aplicada; Seminários Temáticos.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.