IFPA Castanhal promove 3º Seminário de Cooperativismo

 

A gestão das cooperativas agropecuárias é um dos assuntos que estão sendo discutidos no 3º Seminário de Cooperativismo e Extensão Rural. A programação é promovida pelo IFPA Castanhal, nesta sexta (07), com participação aberta à comunidade acadêmica.  Participam representantes do Sistema OCB/PA, COODERSUS, D´Irituia, COOPABEN, SICREDI Verde e SICOOB Cooesa. O Seminário segue até esta terça (19).

 

A proposta é a integração de conhecimentos acerca do Cooperativismo para alunos do oitavo semestre do curso de agronomia. O Seminário é realizado como finalização das disciplinas de Cooperativismo, Economia Solidária e Extensão Rural e organizado por duas cooperativas fictícias formadas pelos alunos de 2014, a COAMA e a COOMAC.  Como desdobramento, os alunos também irão ministrar minicursos para produtores de Terra Alta.

 

Na primeira sessão temática, o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, e a assessora jurídica Nelian Rossafa, apresentaram o panorama do cooperativismo e seu marco legal no Pará. Na segunda sessão temática, os analistas de desenvolvimento de cooperativas, Diego Andrade e Jamerson Carvalho, apresentaram as ferramentas de gestão desenvolvidas pela entidade nas singulares paraenses, tais como Gescoop, PAGC e PDGC.

 

À tarde, o presidente da Cooperativa de Trabalho em Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (COODERSUS), José Guataçara, discutiu sobre o Cooperativismo, Extensão Rural e Formação Profissional. Finalizando as sessões temáticas, representantes das cooperativas CASP, D’Irituia e Intercoop discutiram sobre a relação do Cooperativismo, Agricultura Familiar e mercado institucional de alimentos.

 

"O mercado é muito grande, mas é necessário ter mão de obra qualificada. Em cima de toda a demanda do ramo, temos apenas uma empresa credenciada no Sescoop/PA para intervir nas singulares. Nosso desejo é incluir os alunos de agronomia nos programas de estágio dentro das cooperativas e do próprio Sistema OCB/PA", comentou o presidente Ernandes Raiol.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.