Dia C oferece serviços sociais para Altamira

 

Um dia de atendimentos médicos, orientações cidadãs e muita alegria para a criançada é o que espera pela população de Altamira no Dia de Cooperar, uma programação convidativa para todas as famílias do município.  A campanha, que promove serviços totalmente gratuitos, ocorre na sede da ACIAPA no primeiro sábado de julho. Na ocasião, se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

 

Na área de saúde, a Secretaria municipal disponibilizará consultas médicas, tratamento odontológico, nutricionista, vacinas, teste rápido para HIV e Hepatite, verificação de pressão arterial e teste de glicemia. O SESC também prestará orientação odontológica e distribuição de kit bucal. Já a Unimed Belém levará médicos voluntários.

 

Na área de cidadania, haverá orientação jurídica acerca de diversas demandas no ramo do direito. Na área de beleza, haverá cortes de cabelo masculino e feminino, orientação sobre cuidados com a pele e orientação sobre maquiagem. A Estação Cosméticos fará design de sobrancelha, manicure em gel, acrílicas e simples, maquiagens e corte de cabelo masculino. Na área de educação, cultura, esporte e lazer, ocorrerão shows com cantores da terra e jogos educativos. A JONEY LOPES e Cia fará a apresentação de cantores locais e grupo de dança.

 

Para promover todos esses serviços, o Sistema OCB/PA está estruturando uma rede de parceiros estratégicos. O Sicredi Norte MT/PA e a Associação Comercial de Altamira (ACIAPA) também são realizadores do projeto, que já tem o apoio da COOTAIT, Agro Santa Fertilizantes, Rota do Cacau, Cargill, Prefeitura de Altamira, SESC, Estação Cosméticos, Siralta e JONEY LOPES e Cia.

 

“Em Altamira, encontramos diversos parceiros que vestiram a camisa e estão apoiando a causa do Dia C, por entenderem a importância de se disseminar os princípios basilares desse projeto, que são o voluntariado, a cooperação e a ajuda mútua. Podemos construir uma sociedade melhor se todos trabalharmos juntos”, enfatizou o coordenador da campanha no Pará, Diego Andrade.

 

 

 

 

A CAMPANHA

O Dia C é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Todos os anos, cerca de 1,5 mil cooperativas beneficiam mais de dois milhões de pessoas, por meio do trabalho de quase 121 mil voluntários. No Pará, Altamira será a sede oficial do Dia C, que também ocorrerá em Irituia, Santarém, Castanhal e Paragominas.

 

A ideia surgiu em Minas Gerais, há 10 anos, e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, objetivando a erradicação da pobreza extrema no mundo até 2030. Em julho do ano passado, o Sistema ONU no Brasil, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinou um memorando de entendimento com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O objetivo foi a assegurar a possibilidade de desenvolvimento conjunto de iniciativas ainda mais abrangentes e com amplo impacto social.

 

 “Mostraremos todo o potencial do cooperativismo, tanto na geração de emprego e renda quanto na reversão do desenvolvimento gerado para o usufruto das comunidades em que as cooperativas inseridas. Altamira é uma região que recebeu muitas pessoas atraídas por grandes projetos de energia e que, pelo inchaço populacional, possui necessidades emergentes. Podemos contribuir para melhorar essas realidades através da cooperação”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.