Dia C em Irituia apresenta o cooperativismo

As cooperativas do município, como a D’Irituia, são reconhecidas nacional e até internacionalmente pela produção agroecológica realizada pelos seus produtores. Em contrapartida, os próprios munícipes pouco conhecem o potencial desenvolvido. A campanha Dia de Cooperar contribui para mudar essa realidade, apresentando as singulares e realizando ações sociais abertas ao público.

 

 

No dia 28 de junho, a D’Irituia e a COAPEMI promovem mesa de degustação, atendimentos em enfermagem, apresentações culturais e mesa de debates sobre o cooperativismo na Região. A programação aberta ao público ocorre na praça central do município.

 

 

Na ocasião, haverá mesa de degustação com os produtos das cooperativas, como polpas, farinhas e doces. O pão de queijo feito à base de macaxeira é um dos destaques. Também haverá espaço reservado para a Feira da Agricultura Familiar, com a venda dos produtos da cooperativa. Na área de saúde, uma equipe de enfermagem da UNOPAR Castanhal fará verificação de sinais vitais, consulta a gestantes, consulta de hiperdia (diabete e hipertensão) e verificação de glicemia.

 

 

Concomitantemente, haverá mesa de debate com o tema “Parcerias estratégicas que contribuem para o desenvolvimento do cooperativismo no município de Irituia". O objetivo é esclarecer aos cooperados e população local sobre a importância das cooperativas, suas ações e resultados positivos no âmbito sócio econômico ambiental e cultural. Neste sentido, são estabelecidas diversas parcerias estratégicas com aspectos sociais, acadêmicas e comerciais.

 

 

Com a promoção das cooperativas D’Irituia e COAPEMI, o Dia C no município terá participação da Reitoria da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Núcleo de Agricultura Familiar de Agroecologia da UFRA Capitão Poço, OCB/SESCOOP-PA, Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Natura, SICREDI, SENAR , SENAI, Paróquia Nossa Senhora da Piedade e Embrapa.

 

 

Durante o evento, também haverá apresentações culturais de Carimbó com grupo de jovens de Irituia.  No quinto ano consecutivo em que as cooperativas promovem o Dia de Cooperar no município, espera-se a participação de agricultores familiares, estudantes e, claro, a população irituiense.

 

 

“Além da comunidade acadêmica, estamos convidando escolas municipais para que nossas crianças conheçam o que é o cooperativismo. Nossas cooperativas são mais conhecidas fora de Irituia do que aqui dentro. Queremos mudar isso, conscientizando a população local, a academia e o mercado regional acerca dos nossos diferenciais”, explicou José Romano, conselheiro fiscal da D’Irituia e um dos coordenadores do evento.

 

 

 

A CAMPANHA

 

O Dia C é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Todos os anos, cerca de 1,5 mil cooperativas beneficiam mais de dois milhões de pessoas, por meio do trabalho de quase 121 mil voluntários. No Pará, Altamira será a sede oficial do Dia C, que também ocorrerá em Irituia, Santarém, Castanhal e Paragominas.

 

 

“Nosso objetivo é auxiliar as comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas, fazendo com que a população reconheça o cooperativismo como a melhor alternativa de desenvolvimento socioeconômico”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Serviço: O Dia de Cooperar em Irituia ocorre no dia 28 na praça Mário Rodrigues dos Reis de 08h às 12h.

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.