RECICRON recebe novos equipamentos para reciclagem

 

 

 

Fardos de resíduos com mais de 300 kg era o peso que cooperados da RECICRON precisavam carregar manualmente, mas que faziam pela necessidade de ter uma renda para si e para sua família. Esse trabalho braçal, agora, será minimizado por equipamentos que facilitam o manuseio das cargas, trazendo celeridade, aumento da produtividade e, acima de tudo, dignidade para os cooperados. Os maquinários foram entregues pela Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), em cerimônia ocorrida no último domingo (09).

 

As ferramentas serão utilizadas no processo de separação, logística e carregamento da produção. A cessão dos equipamentos foi decorrência de projeto proposto pela a Associação dos Recicladores da Aral, vinculada à Rede Recicla Pará. As cooperativas da Rede também foram beneficiadas pela Fundação Nacional da Saúde (FUNASA).  

 

Foram entregues duas prensas, empilhadeira, esteira, balança e dois carrinhos de plataforma. O maquinário potencializará a produção da cooperativa, responsável pela coleta seletiva de resíduo, como plásticos, papéis, papelões, vidros e restos de ossos vindos de açougues.

 

“Esses equipamentos não só trarão melhor qualidade de vida para os cooperados, mas também condições para conseguirmos captar mais resíduos, criar oportunidade para mais pessoas que estejam precisando de renda. Faremos esse maquinário retornar produtivamente. Ganha o município, a própria população e ganha a nossa cooperativa”, explicou a Diretora de Projetos da RECICRON, Damiana Silva.

 

A cooperativa realiza a coleta em cerca de 95% dos bairros do município. No entanto, a dificuldade logística dos resíduos impossibilitava o alcance nos bairros mais distantes. De acordo com estimativa da RECICRON, o maquinário possibilitará que o volume triado em dois dias, seja feito em um, ganhando a celeridade necessária para otimizar o tempo e fazer a coleta em outros bairros.

 

 

 

A RECICRON

A Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vigia de Nazaré (RECICRON) foi constituída em 2012 e desenvolve um trabalho extensivo no município com a coleta seletiva. Também oferece a oportunidade de estágios e educação ambiental, assim como diminui o grande impacto que todo resíduo sólido produzido em Vigia poderia causar ao município.

 

 

“Acompanho esse projeto desde o início. Hoje, tive a honra de entregar essas ferramentas que ajudarão na qualidade do trabalho e melhorarão a saúde do meio-ambiente. Este é o primeiro passo. Temos a pretensão de continuar ajudando, identificando o que a cooperativa precisará. Também estamos fomentando a criação e legalização de outras cooperativas por entendermos que é o melhor caminho para a organização dos produtores”, explicou José Ferreira, superintendente da Funasa.

 

São coletados todos os meses uma média de 75 a 78 toneladas de material a ser reciclado, além de 24 toneladas de ossos bovinos e 4 mil litros de óleo que são comercializados, através da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vigia de Nazaré (RECICRON), com empresas para fora do Estado. A cooperativa faz o trabalho de coleta seletiva e de orientação acerca das melhores práticas ambientais de tratamento do lixo.

 

Pelos serviços prestados ao longo de 6 anos de existência, a cooperativa recebeu a mais alta honraria do Poder Legislativo com a Medalha de Mérito “Barão de Guajará”. A Comenda é outorgada pela Câmara às personalidades que realizaram assináveis benefícios que enalteceram o nome ou honraram a história de Vigia.

 

“Alguns anos atrás ninguém acreditava que a cooperativa fosse permanecer por muito tempo, mas o trabalho foi crescendo e se tornou uma questão de utilidade pública. Vieram parceiros de fora, como o projeto da Coca-Cola e a Farinorte, que fechou parceria conosco. É um trabalho de suma importância para os empresários que não tinham uma alternativa para destinar os resíduos. Através da cooperativa, surgiu essa alternativa”, afirmou  a Diretora de Projetos, Maria Damiana Silva.

 

 

Nas empresas que compram o material, os ossos bovinos vindos de frigoríficos da região são beneficiados em ração para peixe e o óleo, coletado em padarias, restaurantes e lanchonetes, é destinado à produção de biodiesel. Atualmente, são 17mil casas cadastradas no projeto de coleta, executado diariamente pela RECICRON.

 

“Os equipamentos chegaram em um momento importante, pois ajudará muito às nossas cooperativas que exerciam um trabalho árduo. Os cooperados pretendem aumentar a produção, impactando mais as comunidades onde fazem a coleta. É momento de comemorar e identificar formas de melhor se posicionar nesse mercado. Estamos disponíveis para auxiliar na formação profissional, aprimoramento da gestão e representação política da RECICRON”, reforça o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.