FENCOOP trouxe avanços políticos

 

Representantes do senado federal, secretarias de Estado, parlamento estadual e de entidades estratégicas foram um dos públicos presentes na Feira de Negócio do Cooperativismo (FENCOOP). As autoridades políticas puderam conhecer de perto a produção do setor e ouvir as demandas dos próprios produtores para o desenvolvimento de suas atividades. O resultado será compilado em documento formal a ser apresentado para os entes políticos.

 

O senado foi representado por Zequinha Marinho. Já o Governo do Estado teve a participação do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Iran Lima, e o da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (SEDAP), Hugo Suenaga. A deputada estadual, Nilse Pinheiro, também participou da FENCOOP, representando a Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).

 

Outra participação importante foi a de parceiros estratégicos, como a do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PA, Sebastião Campos, e a do diretor-superintendente, Rubens Magno. Jorge Portugal, presidente da Associação Paraense de Supermercados (Aspas), e José Fernando Gomes, presidente do SIMINERAL, também estiveram presentes.

 

 

Na abertura da FENCOOP, a deputada estadual, professora Nilse Pinheiro, anunciou  a retomada da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (FRENCOOP). Em articulações na ALEPA, a parlamentar encaminhou projeto de resolução para a presidência da casa, cuja finalidade é reiniciar a Frente. A primeira ação foi a audiência pública promovida pela deputada para esclarecer sobre as principais demandas do setor.

 

Inicialmente, 28 deputados sinalizaram positivamente à composição da Frencoop. O projeto segue para deferimento do presidente da Alepa, Daniel Santos. “Após essa aprovação, faremos a primeira reunião convocando todos os que assinaram. Teremos esse primeiro crivo para identificar quem realmente assumirá a luta pelos direitos das cooperativas com efetividade”, enfatizou a deputada.

 

A partir do contato que tiveram com as autoridades políticas, os cooperativistas paraenses expuseram suas necessidades tanto em relação a políticas públicas quanto em equipamentos e incentivos produtivos a serem acessados em projetos ou emendas parlamentares. O Sistema OCB/PA fez o levantamento de todas essas demandas, organizando-as em documento que será apresentado ao Governo, parlamento estadual, federal e senado.

 

 

“Quando observamos vários produtores rurais se juntando para um bem-estar comum, percebemos que o cooperativismo está avançando cada vez mais no Estado. A união de produtores rurais, seja para vender quanto para comprar insumos e serviços, é uma tendência nacional. Por isso a FENCOOP foi tão importante, para mostrar a força das cooperativas”, enfatizou o secretário Hugo Suenaga.

 

Algumas das demandas levantadas pelas cooperativas foram o acesso a diferimentos fiscais em cima dos produtos, revisão de plano de manejos, incentivos à verticalização como agroindústrias para beneficiamento do cacau, equipamentos para o transporte, armazenamento e envasamento da produção.

 

“Iniciamos as articulações com os nossos representantes políticos na FENCOOP e já tivemos sinalizações positivas no que tange a ações de fomento ao cooperativismo no Pará. Cumprindo nosso papel de representação máxima do setor, continuaremos o contato para que tenhamos avanços práticos nos negócios das cooperativas”, completou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.