Cooperativas realizam o 5º Dia C em Paragominas

 

A vocação paragominense para o voluntariado se renova a cada ano com o Dia de Cooperar. Em 2019, o município recebe a campanha pela quinta vez consecutiva, promovendo o Dia da Família no Parque com mais de 50 serviços totalmente gratuitos à população. As ações serão realizadas pelas cooperativas SICREDI Verde e COOPERNORTE, com apoio do Sistema OCB/PA e Prefeitura Municipal. Será no dia 07 de julho, de 08h às 12h, no Parque Ambiental.  

 

As cooperativas estimam alcançar o mesmo número de beneficiados do ano anterior, que chegaram a quase 10 mil pessoas. Serão disponibilizados os mesmos serviços. Na área de cidadania, haverá emissão de RG, emissão da 2ª via de certidão de nascimento e casamento e carteira de trabalho. Também haverá orientações jurídicas, contábeis, carteirinha para o idoso, CadÚnico, Direito do Consumidor e MEI’s.

 

Esporte e Lazer também estarão na programação, com trilha de ciclismo, pula-pula, piscina de bolinha, futebol de botão, apresentação de capoeira, xadrez gigante, ginástica para idosos, matroginástica (ginástica de pais com suas crianças), treino/circuito e slakline.

 

"É um rol extenso de serviços que disponibilizaremos para a população. O Dia C já faz parte do calendário anual do município e integra os princípios que movem a nossa atuação como cooperativa. Congregar, cooperar e crescer é a nossa razão de existir, pela qual nos confraternizamos juntos aos paragominenses”, enfatiza o presidente da SICREDI Verde Pará, Cláudio Reis.

 

Na área de beleza, haverá corte de cabelo, design de sobrancelha, maquiagem, depilação e massagem. Na parte de cultura, haverá show literomusical com músicas, contação de histórias, mediação de leitura, oficina de reutilização, dinâmica de separação de lixo, educação financeira e pintura facial.

 

Na área de saúde, haverá serviço oftalmológico, teste de glicemia, aferição de P.A, teste de aptidão física, massagem anti-estresse, atendimento médico (clínico geral), enfermagem, especialidades médicas, aplicação de flúor e distribuição de kit de higiene bucal, ginástica laboral e escovódromo. O Sistema OCB/PA também está estruturando parceria com a Unimed Belém para levar especialistas em Neurologia, Psiquiatria e Endocrinologia.

 

"Pará nós, da COOPERNORTE, foi uma honra poder contribuir, gerando maior sustentabilidade a um evento tão importante para a população paragominense. Cooperativismo é isso. Quanto mais pessoas trabalhando por um mesmo objetivo, melhor será o resultado. Tenho certeza que a tendência é ampliarmos a expressividade do Dia C", explicou o presidente da COOPERNORTE, Basílio Carloto.

 

 

A CAMPANHA

O Dia C é uma campanha da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que estimula as cooperativas a desenvolverem ações de responsabilidade social que contribuam com a realidade das comunidades. Todas iniciativas do movimento Dia C estão alinhadas aos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Em Paragominas, o primeiro Dia C foi realizado em 2015, como iniciativa do Sistema OCB/PA, reunindo 6 mil pessoas. Em 2016, a Cooperativa de Crédito Sicredi Verde Pará inovou, realizando a campanha dentro do Parque Ambiental e dando um novo formato à iniciativa. Nasceu assim o “Dia da Família no Parque”, no intuito de reunir as famílias paragominenses em um dia inteiro de serviços. Em 2017, mais de 15 mil pessoas passaram pelo local.

 

“Os paragominenses levam esse trabalho a sério, engajando-se com a causa do cooperativismo. É evidente que continuaremos apoiando as cooperativas da região para que o Dia C cresça, ampliando o número de parceiros, de voluntários e de atendimentos. A cooperação move o mundo e, como diz o slogan do Dia C, quem proporciona isso são as pequenas atitudes”, comentou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.