Dia C Brasil Novo: Sicredi beneficia escola municipal

 

Há 15 anos sem receber revitalização em sua estrutura física, a reforma na Escola Terezinha Back trouxe mais do que apenas dignidade para as 1.200 crianças que lá estudam. Trouxe esperança de que ainda é possível acreditar na humanidade através da cooperação. O Sicredi Norte foi o responsável por lançar essa semente através do Dia C. No último sábado (29), a cooperativa mobilizou a comunidade escolar e proporcionou as reformas necessárias.

 

A escola fica localizada no km 50 da Rodovia Transamazônica, no centro de Brasil Novo. É uma instituição de ensino infantil que atende 1.200 crianças nos turnos vespertino e matutino. Pela expressividade da escola no entorno da comunidade em que fica localizada, a Sicredi Norte a escolheu para ser a beneficiada na primeira ação da cooperativa alusiva ao Dia de Cooperar.

 

A principal demanda da escola eram os banheiros, que estavam em estado precário. Com as latrinas quebradas, muitos alunos não tinham as mínimas condições estruturais e higiênicas. As portas deterioradas também comprometiam a privacidade das crianças. A Sicredi Norte mobilizou uma equipe para fazer os reparos necessários no local.

 

Outro benefício gerado pelo Dia de Cooperar foi a pintura de um pavilhão inteiro. O símbolo da campanha também foi gravado na entrada da escola. “A marca física ficará estampada por um bom tempo, mas creio que a marca da cooperação jamais será apagada da memória de toda a comunidade envolvida. Estamos muito contentes com o resultado obtido e esperamos que outros parceiros também se mobilizem para auxiliar nesse projeto que é de todos nós. A educação é um direito social inegociável”, afirmou o gerente da SICREDI Norte, Luciano Silva.

 

No total, foram mais de 120 pessoas envolvidas entre voluntários do Sicredi, professores, alunos e pais. A Casa Familiar Rural também é parceria do Dia C. A instituição auxiliou na implantação de uma horta comunitária dentro da própria escola e é quem dará um suporte contínuo mensalmente, visitando o local para apoiar os alunos na manutenção do cultivo.  

 

“Sabemos que estas semente nos renderão bons frutos para o cooperativismo, para as crianças e para a comunidade em geral. É a prova de que atitudes simples como esta movem o mundo. Se estivermos juntos, somos mais fortes”, reiterou Luciano.

 

 

A CAMPANHA

O Dia C é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Todos os anos, cerca de 1,5 mil cooperativas beneficiam mais de dois milhões de pessoas, por meio do trabalho de quase 121 mil voluntários.

 

“Nosso objetivo é auxiliar as comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas, fazendo com que a população reconheça o cooperativismo como a melhor alternativa de desenvolvimento socioeconômico”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.