OCB Itinerante inicia com palestra sobre cenário econômico

 

Agropecuária, transporte e concessão de crédito foram alguns dos segmentos econômicos destacados nas palestras de abertura da OCB/PA Itinerante em Altamira. A cerimônia ocorreu na sede da ACIAPA nesta segunda (01), dando início à semana de atividades do Sistema na região. O evento foi aberto ao público com a presença de autoridades locais e representantes das cooperativas do município. A OCB Itinerante segue nesta terça com ciclo de capacitações em cooperativismo e palestras técnicas sobre assuntos de interesse da produção agropecuária.

 

O coordenador do Projeto, Diego Andrade, iniciou a programação apresentando o cenário do cooperativismo paraense. Tratou-se sobre o surgimento do cooperativismo, os dados mundiais, nacionais, diretrizes e princípios do setor. O diagnóstico paraense também foi apresentado, com ênfase nos ramos agro, transporte e crédito, que representam as principais atividades da economia local.

 

Em 2018, houve um crescimento de 25% em número de profissionais autônomos empreendendo através do cooperativismo, comparando-se ao ano anterior. Em todo o Pará, existem 215 cooperativas, 93.547 cooperados e 3.854 empregados. Com o aumento de profissionais incluídos na dinâmica de produção e comercialização, a tendência é que a geração de empregos em 2019 seja ainda maior no mercado cooperativista.

 

Altamira também segue a mesma tendência. Uma das apostas é a verticalização da cadeia produtiva do cacau, cujo maior destaque na região é a Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica, a primeira com fábrica de chocolate.

 

“Para criar o ambiente de negócios necessário à concretização dessas tendências, o Sistema OCB/PA tem investido em ações de profissionalização da gestão, capacitação de cooperados e de colaboradores. Estamos promovendo MBA na área e Mestrado Cooperativista sobre Gestão de Empreendimentos Agroalimentares”, enfatizou Diego.

 

O Gerente Regional da Sicredi Norte MT/PA, Irineu Grigoletto, também ministrou palestra. Apresentou-se um apanhado geral sobre o cenário econômico, abordando os principais fatores de influência no desempenho das cooperativas: política, clima, taxa de câmbio, commodities agrícolas, inflação, juros e atividade. “São diversos os aspectos a serem analisados. O cooperativismo chegou em um patamar de competitividade que precisa acompanhar as dinâmicas de mercado, adaptando-se aos fluxos negociais”, explicou Irineu.

 



ATENDIMENTOS
A OCB/PA Itinerante continuou nesta terça (02) com atendimentos e orientações sobre o cooperativismo pela parte da manhã. De tarde, ocorrem o curso Básico de Cooperativismo e palestras sobre Cacauicultura, Política Nacional de Desenvolvimento Regional e Rota do Cacau na Transamazônica e Tecnologia de Aplicação.

 

O Projeto OCB/PA Itinerante é uma realização Sistema OCB/PA, SICREDI Norte MT/PA e ACIAPA com o apoio de parceiros estratégicos do município: COOTAIT, CARGILL, AGROSANTA, SIRALTA e Rota do cacau.

 

“Cooperando, podemos fazer com que Altamira chegue a um patamar ainda maior não apenas na agropecuária, mas nos demais segmentos, tendo em vista que as cooperativas atuam em todos os ramos da economia”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA Ernandes Raiol.

 

Serviço: OCB/PA Itinerante ocorre de segunda (01) a sábado (06) na sede da ACIAPA: R. Cel. José Porfírio, 2800 - São Sebastiao, Altamira - PA, 68372-040.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.