Voluntariado cooperativista irá beneficiar 8 mil no Pará

 

Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho, cooperativas realizam ações de voluntariado neste final de semana em quatro municípios paraenses, chamada de “Dia de Cooperar”, ou simplesmente – “Dia C”. Neste sábado (06/07), será em Castanhal, Altamira e Santarém, de 8h às 12h. No Domingo (07/07), será em Paragominas, também de 8h às 12h. A expectativa é que sejam cerca de 500 voluntários e 8 mil pessoas beneficiadas diretamente com serviços de saúde, beleza, esporte e lazer.

O cooperativismo é um sistema social e econômico que une pessoas para produzir algum tipo de bem ou serviço, conseguir vantagens mercadológicas e competitivas. “Quando 20 pessoas decidem se unir para prestar determinado serviço, como por exemplo, transporte escolar, temos aí 20 pessoas que vão dividir custos, otimizar gestão e – com isso – conseguirem ganhos mais vantajosos do que se estivessem sozinhos encarando esse tão acirrado mercado”, explica Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-PA (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará).

A primeira edição do Dia de Cooperar ocorreu em 2009, em Minas Gerais. Em 2014, expandiu-se pelo Brasil e o Pará abraçou essa celebração desde essa época, sempre no Dia Internacional do Cooperativismo. Santarém foi a primeira cidade a realizar o Dia C. De lá para cá, só foi aumentando. Este ano, as cooperativas Sóstenes, Sicredi Norte MT/PA, Unimed Sul, MuiraquitãCoop, Ccampo e Central Oeste são as estruturadoras com o apoio da Prefeitura Municipal, Polícia Civil e Sistema OCB-PA realizarão o evento na Escola Municipal César Ramalheiro, no bairro da Área Verde. A expectativa é beneficiar 1 mil pessoas com serviços de atualização de bolsa família, cadastro único, atendimento médico, serviços de beleza e uma programação de esporte e lazer para a criançada.

Em Castanhal, a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) realiza pela segunda vez consecutiva o Dia C em Castanhal, na Escola Municipal Georgina do Nascimento, no bairro Coab. A Expectativa é atender cerca de 500 pessoas diretamente com serviços de beleza e educação, tudo com uma programação animada de cultura, esporte e lazer. “O nosso objetivo é que seja um dia especial para todos. É um evento para a família. Todos estão convidados”, afirma Kátia Gaviões, presidente da (CEAC).

A estreante deste ano, é Altamira. Com a promoção do Sistema OCB-PA e apoio das cooperativas do município Cacauway, Sicredi Norte-MT/PA, Cootait, Unimed Belém e Sicoob Coimppa haverá atendimentos médicos, vacinas, serviços sociais, de beleza, orientações jurídicas e apresentações culturais. A expectativa é atender cerca de 1.500 pessoas. “Como nas demais edições, plantaremos a semente da cooperação aqui também em Altamira, de modo que o Dia C permaneça e perdure com o empoderamento das singulares locais. Já iniciamos a mobilização com os parceiros estratégicos para estruturar ações assertivas de acordo com as necessidades das pessoas”, enfatiza Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-PA.

 

Em Paragominas, a celebração do Dia C será neste domingo (07/07) com o projeto “Dia da Família no Parque”, no Parque Ambiental da Cidade. Cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas diretamente. Já em seu 5º ano consecutivo, o Dia C já faz parte do calendário de Paragominas, com a realização das cooperativas SICREDI Verde e COOPERNORTE.

“O cooperativismo está nos mostrando um caminho promissor e cada vez maior. O ‘Dia da Família no Parque’ é um momento único em que a cada edição surpreende e encanta quem participa”, conta o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins.

 

O DIA C

 

Cooperativas do Brasil inteiro realizam ações simultâneas neste sábado em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. Em média, participam 1,5 mil cooperativas, que beneficiam cerca de 2 milhões de pessoas por edição com o trabalho de quase 122 mil voluntários.

A iniciativa coloca em prática o 7º princípio do cooperativismo, que faz alusão ao interesse pela comunidade. “Nosso objetivo é estimular a ‘ação’ dos cooperados em prol da comunidade em que estão inseridas, porque o cooperativismo é feito por pessoas para pessoas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de um grupo de pessoas – a cooperativa - em prol de um objetivo comum econômico e social. Por isso, o Dia C mostra de maneira concreta, este 7º princípio”, explica o coordenador Estadual do Dia de Cooperar do Sistema OCB-PA, Diego Andrade.

Serviço: No sábado, os eventos ocorrerão simultaneamente, de 8h às 12h, em Altamira, na sede da Associação Comercial; em Castanhal, na Escola Georgina Nascimento e em Santarém, na Escola César Ramalheiro. No domingo, também será de 8h às 12h, no Parque Ambiental.

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.