Dia C alcança comunidade carente em Santarém

 

A distância para o centro da cidade, o inchaço populacional e a falta de um plano diretor dificultam o acesso dos moradores do bairro Área Verde a diversos serviços básicos. Alguns destes foram oferecidos gratuitamente para a população durante o Dia de Cooperar em Santarém. As cooperativas locais organizaram a campanha na Escola César Ramalheiro, no último sábado (06). No total, foram beneficiadas cerca de 500 pessoas.

 

O serviço mais utilizado na programação foram os da área de saúde. A ação “Bike Suco Unimed” atraiu diversas pessoas que precisavam pedalar para movimentar os liquidificadores acoplados em bicicletas estacionadas no local. O simples movimento gerava suco natural, com uma fruta de escolha.

 

“É uma ação em que conscientizamos as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde, priorizando ao mesmo tempo uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física. É uma forma de reforçarmos a importância do movimento ‘Mude 1 Hábito’ que mostra que a conquista de qualidade de vida e bem-estar começa com atitudes simples”, explicou o Conselheiro de Administração do SESCOOP/PA e dirigente da Unimed Oeste, Carlos Antunes.

 

Entre as doenças que comprovadamente podem ter sua incidência reduzida por meio de um estilo de vida saudável, estão diversos tipos de câncer. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos da doença no mundo estão relacionados à dieta desequilibrada e falta de rotina de exercícios físicos.

 

 

O Programa “Mude um Hábito” é executado por uma equipe formada por enfermeiro, nutricionista e educador físico. Ainda na área de saúde, foram disponibilizados atendimentos médicos, verificação de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinas, testes rápidos de HIV e Hepatite.

 

Na área de responsabilidade ambiental, a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (COOPAFs) entregou uma horta comunitária que foi instalada dentro da própria escola. Os alunos serão os responsáveis por cuidar do cultivo, com o acompanhamento dos professores. Cooperados da COOPAFs também visitarão a escola regularmente para auxiliar no processo.

 

Na área de cidadania, houve serviços de atualização de informações do Bolsa Família, CadÚnico e outros. Já na área de beleza, houve orientação sobre cuidados com a pele, design de Sobrancelha e massagens. “Nossa avaliação foi bastante positiva. Conseguimos atender uma comunidade carente, que sofre com a ausência do poder público. Até mesmo o acesso ao local possui condições precárias, mas a ação foi feita. Temos a consciência de que estivemos no local certo, na hora certa. A intenção é que continuemos com a campanha no próximo ano, sempre objetivando atender e beneficiar o maior número de pessoas”, afirmou a coordenadora do projeto em Santarém e presidente da Muiraquitã Coop, Gabriela Moraes.

 

 

Em Santarém, a campanha foi promovida pelas cooperativas COOPAFS, COOPERATALAIA, MUIRAQUITÃ COOP, UNIMED Oeste do Pará, SICREDI Norte MT/PA, TURIARTE, COOPETÁXI Santarém, CENTRAL Oeste, CCAMPO, SÓSTENES Pereira de Barros e CATARINA Huber. A campanha também conta parceiros fundamentais que acreditam nessa causa: Mãos Voluntárias - Movimento de Voluntariado, a empresa Profissionaliza e o Sistema OCB/PA

 

“Já é o sexto ano seguido que Santarém sedia o Dia C e é muito satisfatório ver o quanto as cooperativas se apropriaram desta mobilização. Iniciamos em 2014, mas, desde então, as singulares assumiram o protagonismo para dar continuidade a esta corrente do voluntariado, que se estenderá para todos os municípios paraenses. Esse é o nosso propósito”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.