OCB Itinerante em Altamira teve 868 beneficiados

 

Entre os serviços disponibilizados pelo Sistema OCB/PA nas áreas de monitoramento, formação profissional e promoção social, o Projeto alcançou 868 altamirenses. No total, foram 45 ações realizadas com a participação de cooperativas e produtores locais interessados em se organizar através do modelo.

 

O Projeto OCB/PA Itinerante foi uma realização do Sistema OCB/PA, SICREDI Norte MT/PA e ACIAPA com o apoio de parceiros estratégicos do município: COOTAIT, CARGILL, AGROSANTA, SIRALTA e Rota do cacau.

 

No ciclo de capacitações sobre o cooperativismo, foram ministrados quatro cursos: Primeiras Lições, Governança Cooperativa, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Participaram 60 pessoas. Já nas 10 palestras ministradas ao longo da semana, participaram 192 pessoas. Foram abordados os temas da cacauicultura, tecnologia aplicada, inseminação artificial, pecuária leiteira e hibridismo, além de palestra sobre o cooperativismo de consumo e sobre as novidades proporcionadas pelas atualizações do E-social.

 

“Entendemos que o cooperativismo é a melhor opção para organizar os produtores, conferindo as condições necessárias para que aumentem sua competitividade. Por isso, apostamos nesse modelo e realizamos esse Projeto que, sem dúvida, trouxe benefícios a curto, médio e longo prazo”, afirmou o presidente da ACIAPA, Odair de Pinho.  

 

Ao longo da semana, também foram prestados atendimentos técnicos pelo setor jurídico da OCB/PA e pela Gerência de Desenvolvimento das Cooperativas (GEDCOOP), tratando-se sobre questões de organização social, gestão e contabilidade das singulares. No total, foram 5 cooperativas atendidas e 3 grupos de profissionais autônomos interessados no cooperativismo.

 

O maior destaque da semana foram os serviços de promoção social, disponibilizados pela campanha nacional Dia de Cooperar. Foram atendidas cerca de 600 pessoas com 17 ações, tais como: atendimentos médicos e odontológicos, vacinas, teste rápido, verificação de pressão arterial, orientação jurídica, cortes de cabelo, orientação sobre cuidados com a pele, design de sobrancelha, manicure, maquiagens, brincadeiras para as crianças e apresentação de cantores locais.

 

“Buscamos colocar em prática o princípio da intercooperação, promovendo ações básicas para a nossa comunidade. Essa semente plantada é o início de tudo. Iremos regá-la para que frutifique, ampliando os benefícios gerados pelo cooperativismo, afinal, nossa finalidade é esta: Atuar na comunidade fazendo a diferença. Continuaremos o projeto, agregando ainda mais parceiros para esta grande corrente de voluntariado”, destacou a gerente do Sicredi Norte MT/PA, Rosilene Pavão.

 

O PROJETO

A OCB/PA Itinerante é um projeto estruturador criado com o objetivo de ampliar o acompanhamento presencial do Sistema às regiões mais afastadas da capital, atuando na estruturação e orientação acerca dos registros dos atos, elaboração de viabilidade econômica, relação com o poder público, registro na OCB/PA e cursos de capacitação sobre cooperativismo. São disponibilizados todos os serviços de rotina oferecidos às cooperativas relacionados às áreas de monitoramento, formação profissional e promoção social.

 

“Diariamente, recebemos cooperativistas de vários municípios do Estado na sede em Belém. No entanto, sentíamos a necessidade de aproximar ainda mais a equipe finalística das singulares para conhecer suas realidades com maior propriedade e, assim, auxiliar em seu desenvolvimento. Já realizamos a ação em Parauapebas e, agora, em Altamira”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.