SEDAP destinará recursos para verticalização da COASAFRA

 

 

Como resultado das articulações políticas feitas durante a Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (SEDAP), disponibilizará recursos a serem destinados ao fomento das cooperativas. A primeira beneficiada será a Cooperativa dos Agricultores São Francisco (COOASAFRA) com R$ 250 mil para o desenvolvimento de agroindústria.

 

Durante os dias 24 e 26 de abril, a FENCOOP recebeu deputados, senador e secretários de Estado. Hugo Suenaga, titular da SEDAP, visitou todos os estandes das cooperativas e avaliou formas do poder executivo contribuir no processo de agregação de valor aos produtos.

 

“A Feira foi uma grande oportunidade de mostrar como o cooperativismo está presente no Estado como um todo. Vários produtores rurais estão se juntando para um bem-estar comum e isso prova o quanto estamos avançando cada vez mais. Pudemos ver excelentes cooperativas que podem ser utilizadas como exemplo de sucesso. Trabalharemos para desenvolvê-las ainda mais”, reiterou o Secretário.

 

Após a sinalização das autoridades políticas, o Sistema OCB/PA fez o levantamento de informações durante a própria programação da FENCOOP, elencando quais são as principais demandas das cooperativas e como o poder público pode auxiliá-las. O processo será feito primeiramente com as singulares do ramo agropecuário, que representam cerca de 30% de todas as cooperativas registradas no Sistema OCB/PA.

 

No total, foram entrevistadas 16 cooperativas de todas as regiões paraenses. As principais demandas ressaltadas foram a aquisição de indústria própria, veículos para transporte da produção, revisão de plano de manejo e da unidade da flona, câmara frigorífica para armazenagem das mercadorias, diferimento fiscal, certificação e envasamento dos produtos. Todas as solicitações foram organizadas em documento que está sendo apresentado às autoridades políticas.

 

No início do mês, o Sistema OCB/PA articulou audiência pública com Hugo e a COOSAFRA, cujo resultado foi a definição da verba a ser repassada para a aquisição de equipamentos para o processamento de frutas. Sediada no maior município produtor de abacaxi do Brasil, a cooperativa tem na fruta o seu carro-chefe. A iniciativa surgiu há 10 anos e foi responsável por quatro milhões de frutos dos 300 milhões de abacaxis exportados no ano passado.

 

“A conversa foi muito produtiva. Também pudemos discutir sobre políticas públicas e outras demandas para o fortalecimento da cadeia produtiva no município. Agradecemos ao governador Helder Barbalho, ao Secretário Hugo e ao Sistema OCB/PA que são os responsáveis por todo esse processo. Temos certeza de que a iniciativa trará ainda mais desenvolvimento para nossa região, afinal, o melhor abacaxi brasileiro é de Floresta do Araguaia", destacou o diretor de produção da COOASAFRA”, Romildo Pereira.

 

A COOASAFRA é uma cooperativa nova, que reúne 23 associados da região Sul do Pará, mas que tem possibilidade de fornecimento de abacaxi produzido por cerca de 200 pequenos agricultores da sua região. Outra demanda dos produtores é a falta de opção de comercialização do abacaxi.  Toda a produção é vendida para atravessadores que auferem grandes lucros em cima do produtor, sobrando pouco aos agricultores.

 

 

 

DEMANDAS

O Sistema OCB/PA continuará fazendo a articulação política. Além de Hugo, a FENCOOP também teve a participação do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Iran Lima. O senado foi representado por Zequinha Marinho. Já a deputada estadual representou a Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).

 

“Todos nos sinalizaram positivamente no que tange a ações de fomento ao cooperativismo no Pará. Cumprindo nosso papel de representação máxima do setor, continuaremos o contato para que tenhamos avanços práticos nos negócios das cooperativas”, completou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.