Cooperativas tiveram avanços sociais, políticos e de gestão em junho

 

A aprovação da consignação para servidores públicos em cooperativas financeiras foi o grande destaque no âmbito político em junho. Na área de promoção social, a realização do Dia C Irituia e os preparativos para as grandes celebrações da campanha movimentaram as cooperativas. Já na formação profissional, o ciclo de capacitações sobre o eSocial beneficiou os municípios de Santarém, Belém, Parauapebas e Altamira. Confira todas as atividades do Sistema OCB/PA no último mês!

 

No dia 18, representantes das cooperativas de crédito encheram a galeria da Assembleia Legislativa para acompanhar a votação de Projeto de Lei Complementar que lhes garantiu a consignação de empréstimos para servidores inativos. O Projeto, de autoria do deputado Ozório Juvenil (MDB), foi aprovado por unanimidade no primeiro e no segundo turno de votação.

 

A demanda seguiu para apreciação do poder executivo, que vetou o Projeto. A ALEPA retomará as discussões para deliberar se o veto é mantido ou não. “Quem dá a palavra final são os nossos parlamentares, que demonstraram inicialmente, por 23 votos a favor e nenhum contra, que a manutenção da exclusividade do Banpará é inconstitucional. Continuaremos a articulação política com a convicção de que nossas cooperativas terão seus direitos amparados pela Lei, como deve ser”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Já no dia 28, as cooperativas D'IRITUIA e COAPEMI apresentaram o cooperativismo como uma tecnologia social capaz de mudar a realidade dos produtores no Dia de Cooperar em Irituia. Produtores, autoridades políticas, estudantes e, claro, a comunidade irituiense esteve reunida no centro do município. Na programação, as singulares expuseram sua produção em Feira da Agricultura Familiar, apresentando o que há de melhor na produção rural. Também houve atendimento em enfermagem com a parceria dos alunos da UNOPAR.

 

Na área de formação profissional, o Sistema OCB/PA promoveu ciclo de capacitações sobre o eSocial durante os dias 26 e 28 de junho. A plataforma trouxe diversas modificações que devem ser observadas, exigindo-se um novo posicionamento em relação às informações legais entregues aos órgãos competentes na esfera Federal.

 

“Junho foi um mês bastante produtivo. Tivemos avanços também nas unidades descentralizadas do Sistema em Tucuruí e Parauapebas, o que mostra que estamos ampliando a capilaridade de atuação da entidade para benefício das cooperativas. Esse é o nosso objetivo: ser cada vez mais útil e assertivo no desenvolvimento do cooperativismo paraense”, enfatizou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Confira o documento na íntegra:
Relatório de Atividades do Sistema OCB/PA - Junho

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.