Resultados do Dia C 2019 devem ser enviados até o dia 14

 

Chegou o momento de contabilizar os benefícios que o Dia de Cooperar promove em todo o nosso Estado. Até o próximo dia 14, as cooperativas que realizaram atividades de voluntariado cadastradas ao Dia C devem cadastrar os resultados no site do Dia de Cooperar. No Pará, foram realizadas 5 celebrações.  Irituia, na região nordeste do Estado, abriu a temporada no dia 28 de junho. Castanhal, Santarém e Altamira realizaram simultaneamente no dia 06 de julho e Paragominas no último dia 07. No total, mais de 9 mil pessoas foram beneficiadas nesses eventos.

 

A celebração do Dia de Cooperar, ou simplesmente Dia C, como também é conhecido, visa estimular ações de voluntariado promovidas pelas próprias cooperativas nas comunidades em que estão inseridas. É uma forma de por em prática o 7º princípio cooperativista que trata sobre o interesse pela comunidade.

 

“É impossível pensar em uma cooperativa sem pensar na comunidade. A própria essência do cooperativismo está diretamente ligado ao bem-estar social. Por se tratar de um coletivo de pessoas unidas em prol de um mesmo empreendimento, um mesmo foco de negócio e objetivo, a comunidade já começa pelas famílias desse cooperado, pelo local onde moram e se localiza o empreendimento cooperativista. Nesses locais, os cooperados vivenciam as dificuldades e necessidades, que – por vezes – com ações simples podem ser sanadas. Esse é o objetivo do Dia de Cooperar”, explica Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-PA.

 

Celebrações

Em Irituia, as cooperativas expuseram a produção em uma Feira da Agricultura Familiar, apresentando o que há de melhor na produção rural. “O Dia C representa muito. É importante para mostrar que estamos unidos e para nos apresentarmos ao município. Fomos acostumados a trabalhar individualmente, mas apenas cooperando que poderemos promover o desenvolvimento regional”, afirmou Zezinho Santos, presidente da COAPEMI.

 

Em Castanhal, Santarém e Altamira, o Dia de Cooperar levou serviços de cidadania, saúde, cultura, esporte e lazer. Em Paragominas, pelo 4º ano consecutivo a celebração teve o tema “O Dia da Família no Parque”, em que várias cooperativas e parceiros realizaram um dia especial com atividades lúdicas para toda a garotada, passeio ciclístico, serviços de saúde, esporte, lazer, música e dança.

 

Cada cooperativa que cadastrou a iniciativa no site do Dia de Cooperar deve, nessa etapa, acrescentar os resultados das ações planejadas, inserir o número de pessoas assistidas, seguindo cada passo do sistema. “O processo é bem simples, basta responder ao questionário que a plataforma do site irá contabilizar os dados. As celebrações municipais são importantíssimas, mas as iniciativas das cooperativas de forma contínua junto à comunidade são fundamentais”, enfatiza Diego Andrade, coordenador estadual do Dia de Cooperar Pará.

 

Serviço: As cooperativas devem enviar os resultados das ações do Dia de Cooperar no site diac.somoscooperativismo.coop.br. Dúvidas ou mais informações: (91) 3226-4140

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.