Parceria Internacional fortalece cooperativas do Equador e Brasil

 

O Sistema OCB/PA participou de Encontro Internacional para apresentar o cooperativismo paraense ao Governo Equatoriano

 

 

A riqueza natural e o clima estável em quase todos os meses do ano são características que, assim como no Brasil, fazem com que o Equador tenha um amplo potencial a ser explorado no ramo agropecuário. Os desafios em ambos os países são semelhantes e as práticas já adotadas pelas cooperativas no Pará foram apresentadas como o caminho para o desenvolvimento. Esse intercâmbio de informações ocorre através da parceria internacional entre a Universidade de Alicante, Ministério da Agricultura do Equador e Sistema OCB/PA.

 

Há sete anos, a Universidade de Alicante tem realizado ações conjuntas com duas universidades e instituições públicas do país, qualificando instrutores para repassar o conhecimento acerca do cooperativismo diretamente para o produtor rural. A iniciativa é gestada pelo diretor do grupo de pesquisa internacional “Cooperativismo e Desenvolvimento Rural na América Latina e União Europeia”, Daniel Gómez.

 

A parceria beneficia universidades da capital e de outras regiões do Equador. O objetivo no âmbito acadêmico e científico é promover projetos de cooperação, pesquisa, cursos e seminários internacionais. Outra implicação é o aumento da compreensão sobre o cooperativismo e consequente ampliação do número de cooperativas.

 

“Esta parceria internacional está iniciando e terá bons frutos daqui para frente. Evidentemente, é muito importante a participação da OCB/PA pela experiência que já tem em uma região muito similar ao Equador. É um início de uma longa contribuição do projeto de cooperação entre os países latino-americanos e a União Europeia. As próximas ações continuarão na mesma linha de trabalho”, explicou o professor Dr. Daniel Goméz.

 

O cooperativismo paraense entrou neste circuito à convite de Alicante. Já foram realizados cursos para multiplicadores, seminário internacional e, recentemente, encontro internacional. A partir das ações executadas, o Ministério da Agricultura do Equador solicitou a realização do “Primeira Cúpula Internacional para a Promoção do Cooperativismo Moderno”. O conselheiro de administração da OCB/PA, Ivan Saiki, e o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra participaram da programação.

 

O objetivo do evento foi divulgar as vantagens dessa forma de união empresarial como uma política efetiva para o desenvolvimento produtivo nacional. A cúpula contou com a presença de membros do Governo Nacional, incluindo o vice-presidente do Equador, Otto Sonnenholzner, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Xavier Lazo, que destacou que as cooperativas são uma oportunidade de desenvolvimento para o país andino.

 

Foram ministradas quatro palestras acerca do trabalho que está sendo desenvolvido com as cooperativas agropecuárias no Pará. “Foi uma excelente oportunidade para troca de informações e divulgação do que está sendo feito no nosso Estado. Ainda temos muitos desafios a serem vencidos, mas estamos no caminho certo: organizando a produção, qualificando o produtor e fomentando novos negócios. O Mestrado Profissional é um bom exemplo disso", enfatizou Ivan Saiki.

 

 

A Universidade

Alicante é uma universidade pública localizada na costa do Mediterrâneo. Pela excelente localização e boas ligações, é uma instituição plural e acolhedora, com um dos melhores campi universitários do país. Possui cursos em todas as áreas do conhecimento, organizando-se em seis faculdades e uma Escola Superior Politécnica. A comunidade universitária consiste em cerca de 3.800 professores e pessoal administrativo. São mais de 32 mil alunos, sendo 2 mil estudantes estrangeiros.

“Alicante foi um dos grandes acertos do Sistema OCB/PA no que tange a parceiros efetivamente estratégicos. Ao longo de oito anos, os laços tem se estreitado, gerando benefícios expressos no desenvolvimento das cooperativas paraenses. A evolução do segmento no Pará durante esse período é nítida, grande parte pelo apoio oferecido na qualificação dos nossos gestores. Agradecemos à Universidade, em especial ao professor Daniel, na certeza de que essa parceria se consolide cada vez mais”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.